Fala, Santa Maria! O uso da fotografia como denúncia social


Por Agência CentralSul de Notícias

 

Ensaio foto ilustrativo. Foto:Thayane Rodrigues

Hoje, 5 de julho, o curso de Jornalismo inicia a primeira Mostra de Projetos Experimentais,  I MOPE, que tem como objetivo partilhar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos no decorrer da disciplina de Projeto Experimental em Jornalismo neste primeiro semestre letivo.

Entre os projetos deste ano temos vários temas abordados como Das Ruas – fotodocumentarismo social de Mariana Olhaberriet; You Tube: o crescimento do futebol inglês  no Brasil através das mídias digitais de Leonardo Machado; Ensaio Foto ilustrativo –Exposição: Fala, Santa Maria, de Thayane Rodrigues; e Change: contribuições do intercâmbio na vida dos estudantes, de Mariama Granez.

A estudante de jornalismo Thayane Rodrigues traz um trabalho  que mostra a situação de abandono na qual se encontra a cidade de Santa Maria em função da precariedade de sua infraestrutura urbana, e os problemas que acarreta na rotina e na vida privada de seus habitantes.

O objetivo geral deste projeto experimental é ilustrar, por meio de um ensaio fotográfico, a situação de abandono à qual se encontra a cidade de Santa Maria, bem como visibilizar para além das mídias do jornalismo tradicional – como o jornal impresso, e online – aqueles que mais sofrem com esta situação, ou seja, os sujeitos que fazem parte desta comunidade.

O trabalho dá  rosto e  voz ativa para as manifestações feitas por moradores descontentes e que encontraram nas redes sociais e iniciação alternativa, um meio de expor e tornar público a sua insatisfação numa exposição que utiliza as fotografias como uma ferramenta de denúncia social.

A proposta tem como objetivo alertar para uma situação que faz parte do dia-a-dia dos cidadãos , através de fotografias posadas, em locais estratégicos, junto  de relatos dos próprios moradores das áreas e locais considerados por eles como grandes causadores de problemas aos residentes da região em função do abandono e ou do descaso do poder público.

Por Luiz Favarin para a disciplina de Jornalismo Científico

Sobre o autor:

Agência CentralSul de Notícias

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *