Fighera elimina o Montese e está na final da Categoria 50 Anos


Por Vinícius Lorensi

 

Alex Rossi cabeceou no canto esquerdo e abriu o placar para a Fighera (Fotos: Vinícius Lorensi)

A Associação Fighera está, pela segunda vez seguida, na final da Categoria 50 Anos do futebol amador veterano de Santa Maria. Agora, pelo Campeonato da Amizade. No primeiro semestre, havia sido pela Copa Associação de Futebol de Veteranos de Santa Maria (Afuvesma).

O time se classificou num jogo de recuperação, visto que havia sido derrotado em casa, na Arena Fighera, pelo Montese por 1×0. Teve de jogar fora de casa e vencer por 2 gols de diferença para se classificar. A Fighera fez mais do que isso: goleou o Montese em seus próprios domínios por 3×0, com dois gols de Alex Rossi, sendo um de pênalti, e um de Penacho, nos acréscimos do segundo tempo.

Apesar de o Montese ter tido mais volume de jogo, posse de bola e chances de gol, não foi efetivo e acabou desperdiçando todas. Se o Montese perdesse por um gol de diferença, também chegaria à final. Assim, conforme os jogadores reconheceram após a partida, que, quiseram utilizar o regulamento a seu favor. Contudo, o pior para o time da casa foi ter recuado demais no início da etapa complementar, o que resultou em uma pressão do adversário bastante ofensivo.

Isso ficou claro quando sofreu o primeiro gol aos seis minutos do segundo tempo, após boa trama pelo lado esquerdo, Jari fez o cruzamento e Alex Rossi, artilheiro da Fighera já há algumas temporadas, subiu livre e cabeceou no canto esquerdo para abrir o placar, 1×0. Mesmo com o placar, esse resultado ainda favorecia o time da casa.

A partir daí, o jogo ficou bem intenso e com chances para os dois lados. Até que aos 18 minutos, o árbitro assinalou o pênalti para a Fighera. Alex Rossi cobrou com categoria, deslocando o goleiro e marcou 2×0.

Fighera marca o segundo na cobrança de pênalti de Alex Rossi

O problema é que, na comemoração, o jogador se exaltou e tirou a camiseta. Ele já tinha um cartão amarelo e tomou um segundo. Alex foi expulso e ficou suspenso para a grande final, neste sábado (14).

Para sintetizar a situação, a Fighera, com dois gols de vantagem para chegar à final, teve um jogador expulso e terminou a partida com um a menos. Foi aí que o Montese começou a atacar mais, com bolas alçadas na área (que foram muitíssimas) e várias chances desaproveitadas. Precisava apenas de um gol para retomar a vantagem.

Com muito ataque e pouca efetividade, o Montese cansou. E, aos 48 minutos, Jari retomou a bola na intermediária de ataque. Após um passe errado, saiu na cara do goleiro e tocou por cobertura. A bola bateu na trave e se ofereceu para Penacho, que dentro da pequena área e sem goleiro, só teve o trabalho de dar um pequeno toque para tranquilizar o torcedor e decretar a classificação da Fighera para a final.

A bola bate na trave e sobra para Penacho mandar para a rede

A final do Campeonato da Amizade Categoria 50 anos acontecerá neste sábado (14), no campo do Dois de Novembro, localizado próximo à RBS TV Santa Maria. A partida começará às 16h30, contra a equipe do Cerro Azul, que eliminou o Balneário Bela Vista com duas vitórias. A primeira por 2×1 e a segunda por 1×0, o que garantiu a classificação.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *