Grupo de estudantes e professores da UFN realiza viagem de estudos a Paris


Por Agência CentralSul de Notícias

 

Grupo da UFN que participou da viagem de estudos a Paris.

Cerca de 40 professores e estudantes de diversos cursos da UFN realizaram uma viagem de estudos a Paris entre os dias 17 e 23 de outubro. A maior parte do grupo era formada por acadêmicos e docentes vinculados ao curso de Design de Moda. Professores dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, História e do MEHL também participaram da viagem.

Visita ao Museu Yves Saint Laurent.

Na capital da França, um dos momentos mais interessantes foi uma visita guiada ao Museu Yves Saint Laurent, localizado no prédio onde funcionava o atelier de um dos mais importantes costureiros do século 20. O estilista decidiu em 1964 assegurar a conservação de suas criações. Esta consciência patrimonial de Yves Saint Laurent (1936-2008) proporcionou um acervo de milhares de modelos e toda a documentação relativa à criação, algo sem equivalente no mundo da moda. 

Alguns dos modelos de Yves Saint Laurent.

A visita teve tradução simultânea do professor Bebeto Badke, do curso de Jornalismo, e permitiu que alunos e professores penetrassem no universo de Saint Laurent, tendo como pontos altos a visita ao atelier de criação do artista, com móveis, objetos e livros que ele utilizava para suas pesquisas. Outro destaque foi a coleção original de modelos criada a partir da obra do pintor abstrato Piet Mondrian (1874-1944).

Detalhes do atelier de Yves Saint Laurent.

Coleção de modelos criada a partir da obra do pintor Piet Mondrian.

A coordenadora do curso de Design de Moda, Salette Marchi acredita que a viagem foi muito importante para o desenvolvimento emocional, intelectual e técnico de alunos e professores: “vivenciamos o que tem de melhor no campo da Moda, Design, Arquitetura e Arte,  estimulamos nossos cinco sentidos visão, audição, tato, paladar, olfato, aqui incluso um sexto sentido que é o sinergético, quando todos os sentidos são estimulados e a experiência acessa uma emoção que com certeza futuramente vai nos ajudar na criação e desenvolvimento de coleções.” Salette também destaca que participar de viagens aprimora o conhecimento sobre outros lugares que estimulam a criatividade, autonomia, o pensamento flexível e original, gerando um grande aprendizado para a vida, pois os alunos puderam ver na prática aquilo que está na teoria. 

Outra visita inesquecível foi a exposição A Noite Estrelada, uma imersão na obra de  Vincent Van Gogh(1853-1890. É uma fusão de arte, música e tecnologia que permite reunir algumas obras do  pintor pós-impressionista em projeções embaladas por trechos de sinfonias, jazz e música pop, evocando o imaginário e a criatividade imensurável do artista holandês.

Visita à exposição A Noite Estrelada.

A estudante de Moda e designer de produto, Paula Dariva, ficou emocionada  com a exposição das obras de Van Gogh que eram projetadas de maneira a interagir com o público: “Isto fez com que nos tornássemos parte da obra do artista, a música e o movimento das telas nos causavam sensações que só vivenciado aquela mostra para entender na sua totalidade.”

O grupo também  fez visitas as museus do Louvre,d´Orsay, de Artes Decorativas e ao Palácio de Versalhes além de pontos turísticos consagrados  da Cidade Luz como a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo e a avenida dos Champs-Elysées. O Curso de Design de Moda pretende fazer outras viagens para o aprimoramento de alunos e professores. Também participaram do grupo os docentes Alisson Fernandes, Rubiana Sandri, Caroline Brum, Rose Corrêa, Lia Viero e Elsbeth Becker. 

 

Texto: jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)

Fotos: Salette Marchi e Bebeto Badke

 

Sobre o autor:

Agência CentralSul de Notícias

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *