Mipa traz a estreia de oito produções audiovisuais nesta sexta, 13


Por Agência CentralSul de Notícias

 

A 7ª Mostra Integrada de Produções Audiovisuais (MIPA) será nesta sexta-feira, 13, com a estreia de oito produções audiovisuais realizadas ao longo do 2º semestre de 2019 nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Especialização em Cinema da Universidade Franciscana.

Os curtas A Visita ¼ de Memória, produzidos na disciplina de Cinema II no Jornalismo, e Beira-Mar, realizado na Especialização em Cinema, trazem em suas histórias aspectos sociais, psicológicos e ideológicos que envolvem as mulheres ao longo dos tempos. Ao todo, são nove mulheres no elenco. O documentário Um Oito Sete, também produto da Especialização em Cinema, aborda diferentes opiniões na sociedade e situações de vida sobre o que é possível fazer com 187 reais.

Também serão apresentados 4 videoclipes realizados na disciplina de Produção Audiovisual II do curso de Publicidade e Propaganda que realizou chamada pública para artistas com obras autorais. São eles: Sete Mares – Arteja , Velhos Discos – Nevoero, Trip – Juca, Kind Lost – Reptilia. Após a exibição, haverá debate com os acadêmicos que participaram das equipes de produção.

A mostra ocorrerá dia 13 de dezembro, às 19 horas, no Salão de Atos do prédio 13, no conjunto III da UFN.

Saiba mais sobre as produções

1/4 de memória. Foto:Daniel de Lima

Na história de 1/4 de Memória, uma carcereira trava um jogo de estratégia com sua prisioneira. Memórias, traumas e tabus se entrecruzam entre as grades da cela e o tabuleiro de xadrez, enquanto uma busca encontrar a outra para libertar-se. O filme fala de como uma violência velada pode se transformar em uma prisão. O roteiro é de Evelin Bittencourt e a direção de Natália Venturini. Na equipe estão mais 8 colegas do curso em diferentes funções. No elenco estão as irmãs Larissa e Letícia Cronemberger, além de Robson Garcia.

A visita é uma ficção que traz uma costureira, a Velha, que recebe a vista de uma antiga conhecida, a Mãe, e sua futura nora, a Noiva, para fazer o vestido de casamento. Devido às diferenças de gerações e crenças, as duas mulheres mais velhas entram em um debate ideológico que permanece em constante empate, sob o olhar atento da Noiva.  O roteiro e a direção são de Pietro Athayde, acadêmico do curso de Jogos Digitais, que faz a disciplina com a turma de Jornalismo.  A equipe ainda conta com mais oito colegas do Jornalismo e uma estudante do curso de Design de Moda. No elenco Marta Helena Canabarro Ketz, Cler Garcia e Natália Souza.

Radar. Foto:Beatriz Mazzei

Beira-Mar é uma ficção com roteiro dos estudantes Denys Schmitt e Pedro Pellegrini, este último que também assina a direção. Após ter o carro avariado no meio de uma estrada deserta, uma garota vai se deparar com três pessoas que, apesar de parecerem estranhos, podem conhecê-la melhor do que ela imagina. Embora os três tenham personalidades distintas, todos eles têm um aviso em comum: a garota precisa consertar o carro e sair dali antes que o dia termine, ou sua vida estará em risco. Estrelada por Gabriele Dors, Beira-Mar completa o elenco com Joana Fernandes,  Dayfer e Hellen Hörer Bohrer.

O documentário Um oito sete, de Daiana Schneider Vieira, traz no título a referência ao valor médio recebido por família cadastradas no Programa Bolsa Família em 2019. A produção percorreu praças e parques da cidade entrevistando pessoas acerca do tema e também registrou a história de famílias beneficiárias do programa.

Amanhã é dia de Mope 

Amanhã, quinta-feira, 12/12, o curso de Jornalismo da UFN realiza a Mostra dos Projetos Experimentais (Mope). A exposição será no pátio do Conjunto III da UFN a partir das 18h30 e traz os produtos desenvolvidos pelos acadêmicos na disciplina de Projeto Experimental em Jornalismo no 2º semestre de 2019.

Sobre o autor:

Agência CentralSul de Notícias

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *