Noite com um campeão


Por Alam Carrion

 

Gustavo Borges. Foto: arquivo Fecomércio/RS

Medalhas olímpicas, títulos internacionais, motivação dentro e fora das piscinas, uma das características de Gustavo Borges. Na noite da última quinta-feira (07), estudantes e empresários tiveram a oportunidade de conhecer a trajetória do medalhista olímpico e aprender como ter uma mentalidade vencedora não só no mundo do esporte, mas nos objetivos de vida.

Borges ministrou a palestra “Atitude de Campeão”, parte do projeto Conexão de Ideias realizado pelo Sistema Fecomércio-RS,  e lotou o Salão de Atos do conjunto I da Universidade Franciscana. O ex-atleta falou da sua trajetória no esporte e da importância de se considerar campeão olímpico mesmo sem ter um ouro olímpico. “Eu já fui campeão com medalha de prata, de bronze, quintuagésimo, trigésimo primeiro, inclusive no último resultado da minha vida eu fui campeão em décimo segundo nas Olímpiadas de 2004” comentou Borges.

Além de contar suas experiências, Gustavo explicou aos presentes as escolhas que uma pessoa deve fazer para ter uma mentalidade campeã, e que cada escolha exige também muitas renúncias. Borges destacou que, para haver excelência, é necessário muito comprometimento, foco, trabalho em equipe e desejo de vitória. O medalhista olímpico citou o exemplo de Michel Phelps, e fez uma brincadeira com a competitividade do nadador americano: “semana passada o Phelps venceu o filho no pebolim por trezentos e cinquenta mil a zero”, brincou.

 Para os presentes, a palestra foi muito inspiradora. O estudante do curso de História, Gustavo Bauer, 21 anos, destacou que o fato de Gustavo Borges ser um grande nome do esporte nacional é fruto da trajetória de dedicação e treinamento do atleta. “Nós temos aspirações na nossa vida e o que o Gustavo falou me inspira e motiva a lutar ainda mais para alcançar meus objetivos” – diz o estudante.

Borges finalizou a palestra dizendo que a maior gratidão que ele tem pelo esporte é a inspiração que um atleta pode gerar nas pessoas. Ao final da fala, o nadador respondeu perguntas dos participantes.

Borges é um dos maiores nomes da natação mundial, ele conquistou quatro medalhas olímpicas e 19 pan-americanas. Participou como comentarista na transmissão dos Jogos Olímpicos de 2008. Além das funções esportivas, tanto como atleta ou comentarista, Gustavo investiu em sua formação acadêmica. Graduou-se em Economia pela Universidade de Michigan e palestra sobre assuntos motivacionais para o mundo empresarial.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *