Painel “Do Bio ao Nano” apresenta inovações na ciência no XXIII SEPE


Por Lavignea Witt

 

Pôsteres do SEPE, serão exibidos durante os três dias de evento. Foto: Assessoria de Comunicação (ASSECOM).

Na manhã desta quinta-feira, 03, a programação do XXIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, iniciou com exibição de pôsteres no hall do Prédio 15 no Conjunto III da Universidade Franciscana. Os trabalhos, que ficaram disponíveis das 8h às 10h, abordavam o eixo “Sociedade e Ambiente”. Às 10h, na sala 706 do Prédio 16, no mesmo conjunto, aconteceu o painel “Do Bio ao Nano: inovando na ciência e na sociedade”. Contemplando o eixo Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável II (TIDS), contou com os palestrantes: professores William Leonardo da Silva, Cristiano Rodrigo Bohn Rhoden e Luiz Fernando Rodrigues Junior.

O professor Luiz Fernando Rodrigues Junior foi o primeiro a fazer sua apresentação. É formado em engenharia de materiais pela Universidade Federal de Santa Maria e atualmente é professor da UFN nos cursos de fisioterapia e algumas engenharias. Luiz Fernando abordou as linhas de pesquisa em biomateriais e mostrou cases de projetos trabalhados por seus alunos na instituição.

O segundo a apresentar foi William Leonardo da Silva, formado em Engenharia Química pela UFSM e que hoje trabalha como professor na UFN nos cursos de Engenharia Química, Engenharia Biomédica, Engenharia de Materiais e Engenharia Ambiental e Sanitária. Conta que possui diversas linhas de pesquisa mas que trabalha mais no eixo da Nanotecnologia, onde mostrou exemplos de aplicação. William mostrou trabalhos feitos por ele e pesquisas de seus alunos feitos na instituição.

O terceiro e o último a falar foi Cristiano Rodrigo Bohn Rhoden, formado em Química Industrial pela UFSM e professor também da instituição na área das tecnológicas em cursos como: Engenharias, Farmácia, Biomedicina, etc. Trabalha especialmente na linha de pesquisa sobre reações químicas. Cristiano também apresentou projetos de pesquisa de seus alunos e alguns que foram ou serão apresentados no SEPE.

No final do painel, os professores falaram a respeito de pesquisas sobre biomateriais desenvolvidas no Brasil e responderam questões de alunos.

O XXIII SEPE, continua até amanhã, sexta-feira, 04. Confira a programação:

04/10/2019 – Sexta-feira

Manhã
9h – Conferência: Bioética e os desafios da Pós-modernidade
Conferencista: Prof. Dr. José Eduardo de Siqueira – PUCPR
Local: Salão de Atos, Prédio 1, Conjunto I – UFN

Tarde
13h30min – 15h – Eixo: Educação, Cultura e Comunicação II – ECC
Workshop: Tarefas de aprendizagem profissional e a formação do professor para ensinar matemática na educação básica: explorando ideias da álgebra escolar 
Ministrante: Prof. Dr. Alessandro Jacques Ribeiro – Universidade Federal do ABC Paulista –
UFABC
Local: Sala 709, 7º andar, Prédio 16, Conjunto III – UFN

15h30min – 17h – Eixo: Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável III – TIDS
Painel: Prospecções e Tendências na área de Tecnologias de Informação
Integrantes: Prof. Dr. Alexandre de Oliveira Zamberlan, Prof. Dr. Mirkos Ortiz Martins e Prof. Dr. Sylvio André Garcia Vieira – UFN
Local: Sala 709, 7º andar, Prédio 16, Conjunto III – UFN

15h30min – 17h – Pôsteres
Local: Hall do Prédio 15, Conjunto III

17h – 18h – Celebração São Francisco
Local: Capela São Francisco de Assis, Prédio 15, Conjunto III – UFN

Noite
19h – 21h – Eixo: Direitos, Políticas Públicas e Diversidade – DPD
Painel: Direito Constitucional, Gestão de Pessoas e Processos
Integrantes: Profª. Drª. Rosane Leal da Silva, Prof. Dr. Jaci Rene Costa Garcia e Prof. Dr. Cristiano Becker Isaia – UFN
Local: Salão de Atos, Prédio 13, Conjunto III – UFN

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *