Painel no XXIII SEPE aborda a depressão e a espiritualidade


Por Agência CentralSul de Notícias

 

Painel sobre depressão e espiritualidade lotou o Salão de Atos no Conjunto III da UFN. Fotos: Allysson Marafiga

Na noite de ontem, quarta-feira, 2, o XXIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Franciscana  trouxe a debate o tema a “Depressão e Espiritualidade: um diálogo necessário na vida acadêmica#,  num painel composto pelas professoras da instituição Fernanda Pires Jaeger, do curso da Psicologia,  Cristina Munarski Jobim Hollerbach, do curso de Publicidade e Propaganda, e pelo frei Valdir Pretto. 

Contextualizando a depressão no brasil, a professora Fernanda Pires Jaeger ressaltou os sintomas de quem  sofre deste mal, sinalizando entre eles, a angústia, a falta de interesse, o sentimento de impotência, a perda ou o ganho de peso. Ela destacou também maneiras de prevenção, evidenciando a importância de buscar ajuda de um profissional. 

Na sequência, a professora de publicidade e propaganda Cristina Munarski Jobim Hollerbach introduziu um bate papo sobre religião e a importância da oração na vida de pessoas. “A oração acaba sendo uma ginástica para o cérebro, assim como o estudo”, enfatizou ela, acrescentando que, muitas vezes, a oração acaba trazendo uma sensação de alívio ao sentimento de angústia provocado por este transtorno. 

Por fim, o frei Valdir Pretto salientou a importância de não ter vergonha de falar sobre este assunto e conduziu um bate-papo, esclarecendo as dúvidas do público presente. As atividades do XXIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Franciscana seguem até o  dia 4 de outubro.

 

Matéria produzida por Gabriela Flores Neto e Allysson Marafiga, na disciplina de Produção da Notícia do curso de Jornalismo da UFN.

Sobre o autor:

Agência CentralSul de Notícias

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *