Projeto investiga aprendizagem midiática e grava podcast na UFN


Por Agência CentralSul de Notícias

 

Projeto Conceição: dia de gravar poadcast na UFN. Foto: Patrício Dias de Freitas/LABFEM

Sexta-feira, 23, foi dia de criança gravar podcast nos estúdios dos laboratórios de rádio do curso de Jornalismo da Universidade Franciscana. Os pequenos fazem parte da turma multisseriada da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição e vieram gravar o primeiro podcast do projeto Conceição.

O poadcast  aborda questões do filme de animação Detona Ralph, uma animação da Disney ambientada no universo dos arcades e consoles dos anos 1980 e 1990. Na trama da animação, Ralph  é um vilão de um jogo de videogame que está disposto a provar que também pode ser um mocinho. As questões subjetivas do filme como amizade, sonhos, objetivos, noções de ética, empatia, respeito, solidão e tristezas fizeram parte do debate que definiu o roteiro de gravação. Na escola, o projeto é desenvolvido pelas acadêmicas Caroline Comasseto e Luíza Rorato. Para Caroline ” foi muito bom poder finalmente gravar o podcast. As crianças estavam bem empolgadas e se dedicaram nesse trabalho. Acredito que elas também gostaram. Os próximos episódios serão gravadas com menos tempo entre eles”.

A ação integra o projeto de pesquisa que investiga como professores e alunos da escola pública municipal e de Organizações Não Governamentais da área de atuação dos cursos da Universidade Franciscana (UFN) utilizam e desenvolvem estratégias de aprendizagem midiática, tanto em ambientes formais de educação e ensino, como em ambientes não-formais. Coordenada pela professora Rosana C. Zucolo, a pesquisa tem como foco as as práticas docentes em escola públicas e Organizações Não Governamentais, e busca saber como os jovens aprendem com os meios de comunicação e como os professores utilizam e se relacionam com os meios de comunicação.

O podcast gravado é o primeiro de uma série  de 10 episódios que estará disponível na plataforma soundcloud do Projeto Conceição, que já comporta a rádio novela O Tempo Voa produzida pelos alunos da escola no segundo semestre do ano de 2018, e integraram o projeto experimental em jornalismo das acadêmicas Caroline e Luíza.

Sobre o autor:

Agência CentralSul de Notícias

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *