Reitora Irani Rupolo fala sobre mudanças e expectativas do Vestibular de Verão 2020


Por Lavignea Witt

 

Reitora Irani Rupolo, durante seu pronunciamento no Vestibular de Verão 2020 da UFN. Foto: Denzel Valiente/LABFEM.

Como em vestibulares anteriores da Universidade Franciscana, a reitora Irani Rupolo fez seu pronunciamento à imprensa durante a realização da prova.

A reitora abordou a importância da realização do Processo Seletivo para a Universidade e para a cidade, destacando o crescimento de ambos. “A UFN está crescendo junto com Santa Maria, pois está atraindo estudantes além do estado, de outras regiões do Brasil. Isso é muito bom para a Universidade, porque se estabelece essa culturalidade, assim como é importante para a cidade porque vai abrindo maiores relações e possibilidades”, destacou a reitora. 

A reitora Irani, também falou sobre o apoio dos pais e familiares, que ficam aguardando a saída dos vestibulandos após a realização da prova. “Cada vez mais jovens e adolescentes estão fazendo o vestibular. E por isso é admirável os pais, que podem estar aqui, que acompanhem no ambiente da UFN e torcendo para seus filhos. Assim, os estudantes ficam mais calmos por saber que os pais estão próximos, dando apoio”, ressaltou.

Esse ano, o Vestibular de Verão 2020 da UFN passou por algumas mudanças. A prova com 50 questões mais redação que antes era aplicada para todos os concorrentes, hoje é apenas para o curso de Medicina. Os outros vestibulandos realizam apenas a prova de redação.

A reitora Irani Rupolo também falou sobre os novos métodos utilizados pelos professores e funcionários da instituição, como forma de aperfeiçoar ainda mais o ensino na Ies. “A realidade da educação superior vem mudando rapidamente como,por exemplo, a forma de se trabalhar. Nós precisamos ter muita flexibilidade, mas não relaxamento na qualidade do trabalho. Precisamos trabalhar cada vez mais o raciocínio, o senso, os valores, a autonomia, a capacidade de lógica, as relações para a formação profissional. É uma recriação contínua. Nesse sentido eu considero altamente preocupante, desafiador e de muita responsabilidade”, pontuou.

Quando questionada sobre as novidades nos cursos de pós-graduação, a reitora Irani  referiu sobre os novos cursos de mestrado e de graduação à distância: “O curso de mestrado em Direito já foi aprovado e deverá sair até o final do mês. Na graduação nós estamos estudando a possibilidade de educação à distância, em algumas graduações.” 

O Vestibular Agendado também foi abordado durante o pronunciamento. Para as pessoas que não realizaram a prova hoje, 18, há mais essa modalidade para estudar na Universidade Franciscana. O ingresso é através da realização de uma prova de redação, e as inscrições iniciam no dia 23 de novembro, com a possibilidade de agendar a prova para quarta-feira ou sábado, de acordo com a preferência do candidato. Essa opção de ingresso, atua da mesma forma do vestibular tradicional, com oferta de 22 cursos de graduação presencial e 8 cursos de educação à distância. Os editais para o Vestibular Agendado 2020 para graduação presencial e EaD podem ser acessados nos sites: Vestibular 2020/01 – Graduação Presencial e Vestibular 2020/01 –  Graduação EaD

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *