Seminário internacional tem tarde de exibição de pôsteres e lançamento de livros na UFN


Por Lavignea Witt

 

Pôsteres exibidos no hall do Prédio 15, da Universidade Franciscana. Foto: Denzel Valiente/LABFEM.

O final da tarde desta sexta-feira, 23, foi de exposição de pôsteres e lançamentos de livros no hall do Prédio 15, Conjunto III da Universidade Franciscana. Os pôsteres, que ficaram disponíveis entre 17h30 e 18h30, mostravam alguns dos trabalhos que foram apresentados no XVII Seminário Internacional de Letras; II Seminário Internacional de Ensino em Humanidades e Linguagens e a XIX Jornada Nacional da Educação.

O primeiro lançamento foi do eBook “Geografia em pauta: trajetórias em ensino, pesquisa e extensão”, organizado por Ail Conceição Meireles Ortiz. O livro apresenta artigos que descrevem, de forma rigorosa e metódica, discussões acadêmicas no âmbito do ensino, da pesquisa e  da extensão. É destinado a acadêmicos na área das Ciências Humanas, profissionais na área educacional e demais interessados em discussões teórico-práticas em torno de temas como humanidades, meio ambiente, questões geográficas e históricas, lugares e ensino. Para Ail, o espaço oportunizado para a apresentação do seu eBook, foi excelente pelo tema do evento ser Ensino, Humanidades e Discurso.”Reafirmar essa produção essencialmente na área das humanidades, reafirma a possibilidade de estarmos agregando as pessoas todo esse pensamento sobre tempo, espaço, território, paisagens, questões ambientais. Essa é a grande intenção, que as pessoas se motivem a ler para que elas possam estar olhando esses temas mas de uma forma técnica acadêmica”, finalizou a autora.

Augusto Russini e Elsbeth Léia Spode Becker, autores do livro ”Uma História Feudal”. Fotos: Denzel Valiente/LABFEM

Teve lançamento também o livro ”Uma História Feudal” com autoria do egresso do curso de História, Augusto Russini, e orientação da professora Elsbeth Léia Spode Becker. A obra, é um produto da dissertação do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL), e foi produzido especialmente para escolares da Educação Fundamental. De acordo com Elsbeth, Augusto desenvolveu a dissertação ‘O ensino de geografia e história na pós modernidade: os desafios e as possibilidades das multi modalidades e das tecnologias’, a partir das pesquisas feitas por ele em escolas municipais de Santa Maria e também em entrevistas com professores de história e geografia. Segundo Augusto, a ideia do livro é trazer para as crianças uma visão diferente sobre a história feudal, facilitando o entendimento por meio de imagens e pequenos textos.”Uma História Feudal” pode ser encontrado ainda no Portal eduCapes, onde a história é contada através de imagens com trilha sonora.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *