TFG discute a representação política da mulher em jornais digitais


Por Agência CentralSul de Notícias

 

Thayane Rodrigues.Foto: Andriele Hoffmann

O Brasil ocupa a 115º posição no ranking mundial de representatividade feminina na política e, além dessa representatividade parlamentar, as mulheres nesse âmbito enfrentam outro problema em sua jornada: como são representadas na mídia tradicional brasileira, responsável por influenciar a opinião pública. Motivada por identificar as marcas de representação da mulher nas eleições de 2018, a acadêmica de jornalismo da Universidade Franciscana Thayane Rodrigues produziu seu primeiro Trabalho Final de Graduação: ‘’Estratégias midiáticas nas eleições presidenciais brasileiras de 2018: a representação da candidata Manuela D´Avila em jornais digitais’’. 

Conforme a autora, a pesquisa se justifica pelo fato de que as mulheres, diferente dos homens, sempre tiveram que provar serem competentes em todos os cargos que ocuparam, especialmente na política. A Manuela D´Avila, – objeto de estudo da pesquisa, em sua última candidatura foi alvo de fake-news, falta de informação e disseminação de ódio na mídia, oque rendeu bastante assunto para o trabalho. “A Manuela é uma figura política que tem muito material para estudo, só que acabamos trabalhando este tema enquanto ainda é atual e rende um bom debate”, explica a estudante. 

Orientada pela professora Laura Fabrício, a pesquisa teve como objetivo identificar as abordagens da mídia na formação da representatividade da candidata, através de textos e fotografias jornalísticas. A apresentação do trabalho aconteceu na Jornada Científica na última quarta-feira (03), evento organizado pelo LAPEC, laboratório destinado à prática da pesquisa em comunicação.

Por Andriele Hoffmann da Cruz para a disciplina de Jornalismo Científico

 

Sobre o autor:

Agência CentralSul de Notícias

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *