A preparação dos jovens para o Enem em meio à pandemia


Por Agência CentralSul de Notícias

 

Amanhã, dia 24 de janeiro, ocorre a segunda etapa das provas do Enem em todo Brasil. Depois de muita discussão e protestos na internet, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), foi confirmado para os dias 17 e 24 de janeiro, na versão impressa, ou seja, presencial e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro na versão digital.

Neste ano, o ENEM está com algumas pequenas mudanças por causa da pandemia do Coronavírus, os portões são abertos meia hora mais cedo do que o normal, às 11h30 e  fechados às 13h. O uso de máscara é obrigatório e também é recomendado que os participantes levem uma máscara reserva para a prova. São medidas que visam controlar as aglomerações e a disseminação do vírus.


2020 foi um ano extremamente atípico e, consequentemente, a preparação dos participantes também foi bem diferente do que o comum. Com aulas remostas por todo o Brasil, os jovens e adultos tiveram que ir mais além nos estudos para se sentirem preparados para as provas no mês de janeiro e fevereiro.

Luiza Castro, recém formada no ensino médio, contou que o colégio onde estuda trouxe várias pessoas que já estudaram ali e passaram na prova para falar um pouco das suas experiências de estudo. Além disso, Luiza comentou que foram realizados trabalhos com psicólogos para aquelas que ainda não tinham um curso em mente ou um norte para o seu futuro próximo, como se fosse uma feira das profissões. Sobre estar ou não preparada para as provas, Luiza disse que “Não, pois a pandemia atrapalhou muito e por ser tudo online dificultou muito o aprendizado”.

Já Carlos Eduardo  terminou o ensino médio em 2019, e tem outra percepção sobre a sua preparação para o Enem. Ele conta que: “A minha preparação para a prova foi bem positiva, organizei e criei uma rotina de estudos, assinei cursos onlines para impulsionar os estudos, comprei algumas apostilas, refiz inúmeros exercícios de provas passadas, assisti alguns canais de Youtube que ajudam os alunos na preparação e o mais importante, preparei bastante a minha mente para não ficar nervoso no dia.”  Carlos já realizou o ENEM 3 vezes e, por isso, esse ano é o que ele se sente mais pronto para a realização da prova.

Manuela Simões Pires também passou o ano estudando para o Enem e comentou um pouco sobre sua preparação no ano de 2020. Confira no vídeo abaixo:

 

Texto produzido pelo acadêmico de Jornalismo Lucas Acosta Saraiva na disciplina de Produção da Notícia.

Imagens: divulgação.

 

 

Sobre o autor:

Agência CentralSul de Notícias

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *