|
Se você deixou pra fazer sua declaração do imposto de renda nos últimos dias, corre o risco de não conseguir entregá-la ao leão. Assessorias de contabilidades estão tendo problemas com o serviço via Internet. O motivo se repete à cada ano: brasileiros deixam a declaração para última hora. |
Quem recebeu até R$ 13.968 em 2005 é obrigado a fazer a declaração anual do imposto de renda até sexta-feira, às 20hs. É possível declarar via Internet, por disquete a ser entregue no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal, ou ainda através de formulário entregue nos Correios.
O problema é que muitos contribuintes deixam para acertar suas contas com o leão em cima da hora e o site da Receita Federal fica congestionado. Isso pode trazer um efeito inesperado nos próximos dias: algumas empresas de contabilidade poderão não aceitar o serviço.
“No último dia, nós não costumamos fazer porque o site está sempre congestionado e corre-se o risco de não conseguir entregar. Até hoje, a gente aceita fazer, mas na sexta-feira não”, explica a funcionária da VM Contabilidade, Aline Mortari (foto).
Para dar conta do recado, Aline explica que a assessoria fez plantão durante todo o feriadão, além de aumentar o expediente até às 22hs. O serviço custa de 30 a 100 reais, dependendo da complexidade da declaração. Algumas são feitas em dez ou 15 minutos, enquanto outras podem levar o dia inteiro.
Sintegra
Para acabar com a sonegação de impostos, o Governo está colocando em prática o Sintegra: Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços. O serviço implantado em todo país tem o objetivo de facilitar o fornecimento de informações dos contribuintes aos fiscos estaduais e de aprimorar o fluxo de dados nas Administrações Tributárias e entre as mesmas. Em outras palavras: está cada vez mais difícil enganar o leão.
“Algumas pessoas pedem pra tirar uma nota ou para declararmos menos para eles pagarem menos impostos, mas a gente não faz isso porque o nome do contador está em jogo”, informa Aline. Quem for pego sonegando impostos será indiciado por sonegação de impostos pelo Ministério Público e Receita Federal. Já aqueles que não entregarem a declaração no prazo pagarão multa de R$ 165,74 até 20% do valor do imposto devido.