Na abertura da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro 2006, a dupla Gre-Nal comemora a boa campanha realizada ao longo de praticamente todo o torneio. Os dois times gaúchos se mantiveram na ponta de cima da tabela na maior parte do tempo, apresentando-se como fortes candidatos ao título. Porém, apenas um parece estar realmente perto de chegar ao objetivo traçado.
Como é o atual campeão da Libertadores da América, o Internacional tem sua vaga garantida para a competição continental do próximo ano. Assim, o único objetivo no Brasileirão é a conquista do título, uma missão que tem se tornado cada vez mais distante. Para isso, teria de vencer todos os jogos e torcer para que o São Paulo some, no máximo, cinco pontos. Neste caso, seria campeão pelo número de vitórias. Um empate colorado já o obriga a secar ainda mais os paulistas, que não poderiam passar de quatro pontos. Faltando apenas quatro rodadas para o término do torneio, o time vive um dilema: abandonar o Brasileirão e se concentrar para o Mundial de Clubes ou tentar o título nacional enquanto o Mundial não chega. Os adversários serão Fortaleza (em casa), Paraná (fora), Palmeiras (fora) e Goiás (em casa).
O Grêmio, por sua vez, está virtualmente fora da disputa pelo título, pois o São Paulo teria de perder todos os jogos e o Inter somar até sete pontos. Com isso, resta ao time a briga por uma das quatro vagas na Libertadores, algo inimaginável para quem vivia o drama da Segunda Divisão no ano passado e para quem chegou a ocupar a 18ª colocação no início do Campeonato deste ano. Atualmente na 3ª posição, o clube projeta, para garantir uma das vagas na principal competição sul-americana, mais duas vitórias nos quatro jogos restantes, contra Atlético/PR (fora), Santa Cruz (em casa), Flamengo (em casa) e Fortaleza (fora), respectivamente. Uma derrota de Paraná e Vasco, os principais concorrentes, baixa ainda mais essa exigência.
Para a rodada do fim de semana, a dupla Gre-Nal comemora a volta de peças importantes ao time. No lado Colorado, Fernandão, grande destaque do Brasileirão, volta a compor o ataque ao lado de Iarley. O goleiro Clemer também está liberado pelo Departamento Médico do clube. Já o zagueiro Fabiano Eller e os laterais Hidalgo e Ceará serão poupados contra o Fortaleza. No Grêmio, o retorno tão comemorado vai estar fora de campo. Depois de ficar trinta dias afastado para cumprir suspensão contra Fluminense, Figueirense, Inter e Juventude, o treinador Mano Menezes volta a comandar o time à beira do gramado. Outro retorno quase certo é o de Hugo, que cumpriu suspensão automática por sua expulsão no Gre-Nal. Contra o Atlético/PR ele deve entrar no lugar de Ramón. Os únicos problemas estão na zaga, onde Evaldo e William, suspensos pelo terceiro cartão amarelo recebido no jogo contra o Juventude, darão lugar a Pereira e Maidana.
O jogo do Internacional contra o Fortaleza está marcado para as 18h10, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. Uma vitória hoje, combinada com um tropeço do São Paulo, mantém viva as esperanças da torcida Colorada de chegar ao título. Enquanto isso o Grêmio viaja a Curitiba, onde amanhã enfrenta o Atlético / PR, às 18h10min, na Arena da Baixada. Caso vença, estará a um passo da conquista de uma das vagas para a Libertadores da América 2007.