A dupla Gre-Nal tem surpreendido no Campeonato Brasileiro deste ano. Ocupando a 2ª e a 4ª colocação, com 59 e 55 pontos, respectivamente, Internacional e Grêmio vivem a busca constante de mais um título brasileiro atrás do líder São Paulo. Mas, os gaúchos não se destacam apenas nos resultados. O bom rendimento dos jogadores, as melhores médias de público, o aumento do número de associados são alguns dos fatores que refletem a boa fase do futebol gaúcho.
O Grêmio e sua torcida estão em lua-de-mel. Os torcedores comparecem em peso às partidas no Olímpico e o resultado desta combinação reflete no bom desempenho do Tricolor em casa. Em dez jogos como mandante e com a torcida – o Grêmio fez três partidas com portões fechados, em Caxias do Sul – o clube levou ao Olímpico 238.454 torcedores. Isso dá ao Tricolor a melhor média de público do campeonato (23.845). As rendas em casa injetaram nos cofres gremistas R$ 2,7 milhões. No jogo contra o São Paulo, em que foi registrado o segundo maior público do Campeonato (47.953), a renda chegou a R$ 700 mil. Para o torcedor Léo Vargas, estudante de Relações Públicas, o incentivo da torcida tem sido fundamental na campanha do time: “Estou sempre ao lado do clube, até mesmo quando o time jogou com portões fechados. Vivo para o Grêmio”.
Logo atrás do Grêmio, aparece o Internacional com a segunda melhor média de público na Série A, com 22.204 pessoas. O torcedor tem feito sua parte dentro de campo e também fora dele. Mostra disso é o número crescente de sócios da dupla nos últimos meses. A Direção Colorada comemora os 43 mil sócios em dia, uma marca histórica para o clube e para o futebol brasileiro. Tiago da Cas, estudante de Direito, é sócio do clube há um ano. “A vantagem de ser sócio é que não preciso correr atrás de ingressos para os jogos. Além disso, estou ajudando o clube”, argumenta. Já no lado tricolor, 36 mil sócios contribuem mensalmente com o clube. A procura tem sido tão grande que a direção foi obrigada a interromper temporariamente novas associações, pois a parte destinada aos sócios não tem capacidade suficiente para abrigar tal número.
A motivação da torcida reflete no bom desempenho dos jogadores dentro de campo. Lucas, meio-campo do Grêmio, 18 anos, comemorou esse mês sua primeira convocação para a Seleção Brasileira. Rômulo e Herrera, com nove gols cada um, brigam pela artilharia do campeonato, juntamente com Iarlei, do Internacional, com seis gols na competição.