Núcleo de Práticas Profissionais – NUPP. Este é o atual nome de um dos grandes projetos do Centro Universitário Franciscano. Agora com nova sede, o Núcleo firma sua relação com a comunidade santa-mariense e propõe o desenvolvimento das práticas profissionais dos acadêmicos. Confira abaixo que serviços são oferecidos e como você pode ser beneficiado.
O NUPP foi fundado no ano de 1997 como Centro de Atenção Multidimensional à Família – CAMAF. A idéia inicial era prestar atendimento apenas a deficientes físicos e psíquicos. No entanto, o CAMAF, que funcionava ao lado do Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo, passou a fazer parte da nova extensão: o Núcleo.
A secretária da pró-reitoria de extensão da Unifra, Michele Baldissera, 29, conta um pouco dessa história: “Em 2004, são incorporados nos serviços, os cursos de Terapia Ocupacional, Nutrição, Psicologia e Serviço Social, atendendo todo o tipo de público. O NUPP é muito importante para Santa Maria, pois oferece serviço qualificado e oportunidade às pessoas mais carentes. O grande objetivo visa o ensino do acadêmico, porém ambas as partes ganham com isso. Terapia ocupacional é um exemplo de atendimento exclusivo na cidade”.
Apesar de não trabalhar com convênios, o Núcleo beneficia grande parte da população carente: “Os pacientes preenchem uma ficha de inscrição e aguardam na fila até serem chamados. O Serviço Social é responsável por analisar o grau socioeconômico das fichas. Porém, grande parte da comunidade carente tem benefício e pode consultar gratuitamente e, aos que pagam, a taxa é baixa”, complementa Michele.
A professora de fisioterapia Juliana Pasin, 33, concorda com Michele e intensifica a proposta: “ O NUPP é uma clínica-escola que além de beneficiar a comunidade, se baseia no estudo e visa a prática dos alunos em trabalho integrado e atendimento interdisciplinar”.
A Agência Central Sul de Notícias conversou com duas mães que convivem e conhecem bem o projeto: “É um lindo e eficiente trabalho. Minha filha Karine Oliveira dos Santos, 6, é tratada desde que tem 1 ano de idade. Ela tem paralisia cerebral, já passou por cirurgias e vem obtendo progressos até então”, diz Maria de Lurdes Oliveira dos Santos. A dona de casa Rosane da Silva Vieira, 45, também vibra com os resultados do tratamento da filha Simone da Silva Vieira, 17: “ Ela tinha problemas com obesidade, então sua pediatra a encaminhou para ser assistida juntamente pelo serviço social, terapia ocupacional e pscicologia”.
O NUPP é uma idéia bem-sucedida que só parece crescer. Em 2006, foi registrado o atendimento de 1229 pessoas. O novo prédio já está oferecendo também serviço odontológico e se localiza no conjunto III da Unifra, com entrada pela Rua dos Andradas, entre as Ruas Duque de Caxias e Conde de Porto Alegre. Para maiores informações o número é (55)3025-1202.
A preocupação que o Centro Universitário tem com a saúde será intensificada com a I Jornada Interdisciplinar em Saúde – JIS, que ocorre de 3 a 6 de setembro, nos conjuntos I e III da Unifra, com o objetivo de integrar suas diversas áreas. Participam do evento estudantes e profissionais formados nos cursos de Enfermagem, Farmácia, Biomedicina, Nutrição, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psicologia e Odontologia.