Na última semana aconteceu a comemoração dos 50 anos do curso de Geografia da Unifra. Para a solenidade foi apresentado o projeto: Geografia no percurso do tempo: em prosa e poesia, que é uma proposta da disciplina Projeto Coletivo de Pesquisa e Extensão em Geografia, dos acadêmicos do 6º semestre.
O projeto vem sendo realizado desde agosto e contou com seis oficinas que apresentaram seus resultados ao público durante a comemoração. São elas: São Francisco de Assis, Geógrafos, Natureza Urbana, Homem de Lata, Significado Simbólico do Ovo e Teatro de Fantoches.
“Buscar São Francisco de Assis por uma nova visão, diferente da religiosa, mais próxima do papel do geógrafo foi o objetivo principal de uma das oficinas. O homem de lata, inspirado no Mágico de Oz, foi construído com base na atual sociedade de consumo”, explica a professora responsável do projeto Elsbeth Becker.
Um dos destaques do projeto foi a exposição sobre o espaço urbano inspirado em Clarice Lispector com diferentes cenários, mostrados em fotos, em que cada uma levava um verso de um autor diferente como legenda. Elsbeth explicou o porquê do destaque a Clarice Lispector: “Em uma das obras, ela fala que a gente se acostuma em não abrir mais as cortinas e acender a luz, não tomar mais banho de mar, enfim, nos adaptamos a um mundo distante da natureza”.
Outra atração foi o teatro de fantoches que contou com uma platéia infantil dos parentes dos alunos e professores. “Foi uma apresentação de comédia educativa baseada no fazer o certo ou o errado, mostrando realidades dos alunos da UNIFRA”, descreveu a professora.