Estréia neste mês de junho, no Cineclube Unifra, o Ciclo Adaptações. O objetivo deste ciclo é divulgar alguns filmes que foram adaptados de livros, lendas, peças de teatro ou histórias em quadrinhos. E o primeiro filme a ser exibido é nada mais nada menos do que ‘Macunaíma’ – o herói sem caráter. Produção brasileira e lançada em 1969, por Joaquim Pedro de Andrade, a história se baseia no livro de Mário de Andrade, escrito em 1928.
Sinopse: ‘Macunaíma’ é uma comédia que traz para a realidade do Brasil pós-68 o folclore e a realidade do país e do caráter de seus habitantes. A história começa na selva e desenrola-se na cidade onde Macunaíma, o herói mau-caráter, preguiçoso e safado, vive altas aventuras e conhece os prazeres da vida. Macunaíma nasceu negro e tornou-se branco, desaparecendo repentinamente, assim como surgiu. O filme conta com um elenco de nomes conhecidos como Grande Otelo (Macunaíma negro), Paulo José (Macunaíma branco) Dina Sfat e participação de Joana Fomm. Para o diretor Joaquim, ‘Macunaíma’ é a história de um homem que foi comido pelo Brasil.
A sessão será no próximo sábado, dia 02 de junho, às 16 horas, no Cineclube Unifra – Salão Azul do Conjunto I, Andradas 1614. A entrada é franca.
Colaboração: Cineclube Unifra
Fotografia: Divulgação