No dia escolhido pela UNESCO para celebrar o livro, 23 de abril, Santa Maria lança a Feira do Livro e a Feira do Livro Infantil 2008. A festa da leitura deste ano é mais um presente para a cidade: 150 anos de histórias na ponta da língua da Boca do Monte. O Salão Nobre da Associação Italiana foi palco para a cerimônia de lançamento, nesta quarta-feira, que reuniu o patrono da Feira adulta, José Bicca Larré, e da infantil,a patronesse Selma Nanci Feltrin, além de autoridades e convidados.
A programação desta edição da Feira do Livro terá homenagens ao aniversário da cidade. A colaboradora do evento, Ana Rita Marchezan, confirmou uma serenata especial para a meia-noite do dia 16, com um coral de 150 vozes. O prefeito municipal, Valdeci de Oliveira, credita o sucesso da Feira à parceria entre poder público, escritores, livreiros e leitores. “Tenho certeza que tudo está sendo preparado para nós termos uma grande festa”.
A novidade deste ano é o Circuito Elétrico. O evento é inspirado no Sarau Elétrico, grupo de poetas que percorre os bares de Porto Alegre levando a poesia aos jovens. Para o público infantil, está programada a Hora do Conto, orientada por voluntários. As escolas devem agendar as visitas à Feira na SMEd (fone 3223-5066) ou na 8ª CRE (3223- 4193).
A participação do cantor e escritor Gabriel o Pensador foi alterada para a abertura da Feira, no dia 3 de abril. Gabriel apresentará seu livro Diário Noturno no evento Livro Livre. A programação da Feira do Livro será finalizada no dia 28.
A festa do livro terá o lançamento de 87 publicações, entre elas O Cego e a Prostituta, do patrono Bicca Larré, e A Travessia Mágica, da patronesse Selma Nanci Feltrin. A professora, licenciada em Letras Português–Inglês faz, no seu terceiro livro, uma homenagem a Monteiro Lobato.
O jornalista Bicca Larré é, pela segunda vez, patrono de uma Feira do Livro. A primeira foi em 2005, na cidade de São Sepé. O escritor de A Estrela Dalva pertence à Academia Santa-mariense de Letras, ocupando a cadeira n° 4, que tem como patrono o poeta gaúcho Alceu Wamosy. Também é membro correspondente da Academia Brasileira Maçônica de Letras.
A Feira do Livro reunirá 230 autores nos dias 3 a 18 de maio, na Praça Saldanha Marinho. A programação inclui oficinas, shows, sessões de autógrafos e exposições.
Feira do Livro e Feira do Livro Infantil
Praça Saldanha Marinho
De 3 a 18 de maio de 2008
De domingo a sexta, das 13 às 21h
Sábado, das 10 às 21h
Foto: Douglas Menezes (Núcleo de Fotografia e Memória)