O jeito de se vestir reflete a personalidade e revela traços da história de um determinado período. A exposição “150 anos: A moda na história”, localizada no pavilhão Vento Norte, conta um pouco do passado de Santa Maria através de fotos, peças de roupas e revistas. A mostra é organizada pelo curso de Design da Unifra.
Conhecer a moda do início do século XX e saber como ela evoluiu até os dias atuais foi uma das motivações da pesquisa feita por professores e alunos da instituição. O trabalho iniciou com uma recuperação do vestuário usado no final do século XIX e no decorrer do XX.
De acordo com uma das curadoras da exposição, Salette Marchi, há 50 anos a moda santa-mariense era influenciada pelas tendências internacionais que chegavam através do meio impresso, como as revistas. Embora baseada nos padrões mundiais, a vestimenta do dia-a-dia era menos requintada e adaptava-se à forma de vida local. Já as roupas de festa eram fiéis aos detalhes do estilo da época.
A exposição é composta por sete painéis fotográficos de imagens antigas. Também estão expostos manequins com modelos originais de diversas décadas do século XX. Entre eles, um vestido de noiva usado por Ana Maria Lima e Silva Andrade, em 1958, e um uniforme da tradicional banda marcial do Colégio Estadual Manoel Ribas, que pertence a Alcides Zappe. Além de objetos como uma máquina de costura e um rádio a válvula.
A trajetória do vestuário nas diferentes décadas é contada no mural disposto no espaço. Os visitantes podem ler curiosidades desde La Belle Époque, período entre os séculos XIX e XX, até os anos 80. Apesar das diferenças, Salette destaca: “Hoje se busca muito coisa do passado, traz para os dias atuais e recria em cima do que aconteceu”.
Fotos: Caroline Moro e Gabriela Perufo (Núcleo de Fotografia e Memória)