Sempre é tempo de salvar vidas. Pensando nisso, o Hemocentro Regional de Santa Maria (Hemorgs) faz campanha durante toda a Feisma para arrecadar novos doadores de sangue. O estande está localizado no pavilhão Morotin e estará aberto em todos os dias da feira à espera de voluntários.
Os interessados podem se cadastrar no estande, bastando deixar o número de telefone e o dia em que preferem fazer a doação. Depois é só esperar o contato do hospital. As doações arrecadadas são armazenadas no banco de sangue do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM).
As coletas ocorrem também na região da Quarta Colônia, e durante todo o ano são montados estandes semelhantes para conscientizar as pessoas. O próximo será na Casa de Cultura, ainda sem data definida.
A técnica em enfermagem Jane Nicolleti, 30 anos, diz que ainda é preciso conscientizar a doação na cidade. “Santa Maria ainda tem muitos mitos quanto à doação de sangue, por isso ações como essa são importantes”, comenta. Ela lembra, também, que o doador ganha um exame de sangue completo, e que se algo for detectado um novo exame será realizado.
Para ser doador é preciso sentir-se bem e demonstrar boa saúde, apresentar documento com foto, ter entre 18 e 65 anos e pesar acima de 50kg.
Recomendações para os interessados em doar:
- Nunca doe sangue se está em jejum
- Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação
- Não ingira bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação
- Evite fumar antes de doar
- Evite alimentos gordurosos no dia da doação