Consumir um alimento saudável. Inspecionado. Com selo de qualidade. Esse é o papel buscado pelos Apicultores da Região Centro do Rio Grande do Sul. Os visitantes da feira podem degustar o mel no estande do Pavilhão Morotin.
Seis municípios fazem parte da associação de apicultores. Destes, três possuem o mel inspecionado: Santa Maria, Santiago e Cachoeira do Sul. A integrante da associação de Cachoeira do Sul (ACAPI), Helenara da Rosa, informa a importância de o consumidor adquirir um produto de qualidade, independente da marca. E para divulgar, os associados realizam jantar do mel, participam de feiras, exposições, distribuem cartilhas em escolas municipais e livros de receita. Ela considera o mel como alimento e não mais como remédio, por ser colocado na colher. “Se usa o produto no pão, em receitas, em pratos”.
O projeto de Apicultores da Região Centro está vinculado ao Programa Juntos Para Competir – Ação Integrada em Agronegócios, do SEBRAE.
Para o gestor de projetos da SEBRAE, Márcio José Rebelato, a empresa oferece apoio à inspeção do mel, capacitação, técnicas de manejo da abelha, qualificação de atendimento.
O integrante da ACAPI de Cachoeira do Sul, Paulo Figueiró, afirma que o objetivo é prestar esclarecimento sobre o produto à população e formar pessoas conscientes.
Fotos: Douglas Menezes (Laboratório de Fotografia e Memória)