Paisagens conhecidas dos santa-marienses, como a rua do Acampamento, avenida Rio Branco e praça Saldanha Marinho, ficam desconhecidas aos olhos do público. Quem conferiu a mostra observou as fotos em ordem cronológica, com imagens que vão de 1887 a 1958. As mudanças provocaram indignação à dona de casa Maria Lúcia Padilha, 50 anos, que diz gostar mais da antiga praça, limpa e arborizada.
Humilde, com 15 anos Edmundo Cardoso foi trabalhar no jornal da época, Diário do Interior, até seu fechamento. Interessado em cultura, mas sem condições financeiras, ele acompanhava os poetas e escritores da cidade para aprender mais. O patrão do jornal em que trabalhava deixava-o comprar livros, porque via o quanto Edmundo gostava da leitura. Por volta de 1944, quando comprou a residência, começou a guardar tudo que gostava, como recortes de jornal, livros, figurinos, fotos e quadros.
Thereza, que é sepeense de nascença, viveu 18 anos com Cardoso. Dessa convivência surgiu o interesse pela história. Após a morte do marido, em 2002, ela começou a conhecer a riqueza do material cultural que tinha em casa. Theresa herdou também de Edmundo uma paixão enorme por Santa Maria que a fez organizar materiais para exposições e livros.
A atual exposição “Um olhar sobre Santa Maria antiga” é a quinta organizada por ela. Teve a ajuda do arquiteto aposentado José Antônio Brener e de Valter Antônio Noal Filho, que lançará o livro “Santa Maria: relatos e impressões de viagem”, nesta sexta-feira, na Feira do Livro. Foi de onde Thereza tirou as frases que compõem os painéis da exposição. No dia 14 de maio, a mostra seguirá para a Câmara de Vereadores. A organizadora afirma que a exposição é uma homenagem não só para Edmundo Cardoso, mas também aos 150 anos da cidade pela qual é apaixonada.
Para quem se interessa pela história do município, Thereza e a filha de Edmundo, Gilda May Cardoso Santos, foi lançado neste dia 8 de maio, também na Feira do Livro, a obra “Santa Maria: Vivências e memórias de Edmundo Cardoso”.
Fotos: Juliana Bolzan (Núcleo de Fotografia e Memória)