
A mostra significa o resultado do trabalho dos acadêmicos que têm a oportunidade de exercitar as suas profissões, enquanto futuros profissionais da área. “Essa é a nossa essência”, definiu a professora de fotografia, Laura Fabrício. Ela é a responsável pela exposição desde a primeira edição do Fórum e, hoje, trabalha em conjunto com o também professor de fotografia, Roberto Bordin. No total, foram contabilizadas 426 produções entre as turmas de Introdução à Fotografia, Fotografia Publicitária I, Fotojornalismo I e Laboratório de Produção Gráfica I, das quais foram selecionadas 133 para a exibição.
De acordo com Laura, a seleção dos trabalhos exigiu três critérios fundamentais: em primeiro lugar, atender às demandas que a disciplina exige e o que cada aluno deveria aprender. Depois, o domínio técnico e estético das imagens. Dos produtos da Publicidade às captações do Fotojornalismo, as figuras retratam o cotidiano, uma sensação, uma expressão, um sorriso ou um sentimento. Entre algumas coberturas específicas, estão na mostra o Fórum Mundial de Educação e a Feira do Livro 2008.
Para a professora Laura, mostrar para os alunos e para a comunidade científica a capacidade que os acadêmicos possuem é uma realização pessoal. “Me sinto realizada e orgulhosa. Quando a gente vê a beleza e, ao mesmo tempo, a complexidade que existe dentro de cada trabalho é lindo”, comemora a fotógrafa.
Apaixonada pela fotografia, a acadêmica de Jornalismo Bibiane Moreira participa do Laboratório de Fotografia e Memória da Unifra desde agosto do ano passado. Ela acompanha de perto todo o processo de evolução dos alunos e, entusiasmada, afirma: “Quando a gente vê o resultado dá mais vontade de sair fotografando”.
Foto: Gabriela Perufo (Laboratório de Fotografia e Memória)