A palestra foi mediada pelo professor Jarbas Rodrigues de Oliveira, orientador dos cursos de mestrado e de doutorado em Biologia Celular e Molecular da PUCRS. Jarbas é orientador de mestrado dos dois organizadores do seminário, o coordenador do curso de Biomedicina, Roberto Christ, e a professora do curso de Nutrição, Cristina Moraes.
Roberto Christ explicou que, embora o projeto de pesquisa que realizam seja executado pela PUCRS, tanto ele como Cristina, que são professores da Unifra, acharam importante realizar essa palestra na Unifra. "Quando soubemos que Ramom e José Luiz estavam no Brasil, resolvemos convidá-los para palestrar aos alunos da Unifra, pois é fundamental despertá-los para o pensamento científico e para trabalharem e realizarem pesquisas", contou Rodrigo.
O Salão de Atos estava lotado e os palestrantes conversaram em espanhol com os alunos de graduação e pós-graduação, explicando o inicio, o desenrolar e algumas conclusões que conseguiram com os projetos que envolviam o estudo de células cancerosas.
O professor Ramom Bartres foi o primeiro a palestrar e falou durante uma hora sobre a formação das células cancerosas, suas características e os mecanismos que podem explicar essas características.
O professor José Luiz Rosa também explicou, com o uso de slides, sobre a proteína ubiquitina, relacionada com o crescimento, a neurodegeneração e o reparo de DNA.
Após cada palestra, foi aberto espaço para os alunos questionarem os palestrantes.
Fotos: Diego Fontanella (Laboratório de Fotografia e Memória)