O Centro Univesitário Franciscano (Unifra) inaugura, na primeira semana de agosto, o prédio destinado a reunir em um só local os serviços gratuitos já oferecidos pela instituição, como o Núcleo de Práticas Jurídicas, o Procon, a Defensoria Pública Estadual, a Agência de Turismo e as Incubadoras de Tecnologia.
O Prédio 8 está localizado na avenida Rio Branco, esquina com a rua Silva Jardim, onde funcionava o antigo Hotel Glória. A pró-reitora de Administração, Inacir Pederiva, explica que o prédio foi escolhido em função de estar bem localizado já que vai reunir os serviços oferecidos à população de Santa Maria e, assim, facilitar o acesso a esses atendimentos em um local devidamente apropriado e organizado.
A partir de 2 de agosto os cinco serviços já estarão funcionando no Prédio 8 e há possibilidade de mais serviços serem agregados ao local.
Com a unificação, os estudantes e professores terão um lugar específico para aplicar o conhecimento desenvolvido em sala de aula no atendimento junto à comunidade.
“Isso é fundamental para a preparação e valorização dos estudantes ao mercado de trabalho”, enfatiza a reitora da Unifra, profª Irani Rupolo.
As reformas começaram há um ano e oito meses. Do antigo hotel só a fachada foi preservada, todo o interior foi demolido manualmente pelos 45 trabalhadores.
Com uma área de 2.716 m², o novo prédio possui 58 salas, 17 banheiros, ar-condicionado em todas as salas, quatro andares, sendo que foi acrescido um andar à estrutura original, e uma subestação de energia própria, no subsolo. O Prédio 8 foi projetado visando o fácil acesso a deficientes físicos, seguindo o modelo interno dos demais conjuntos da instituição que adota o conceito de estruturas sem sofisticação, mas com ênfase na qualidade.
Foto: Rômulo D’Avila (Laboratório de Fotografia e Memória)