Lançamento de livros adultos para todos os tipos de público
O Quadrante X
Não só de temas infantis vivem os quadrinhos. “O Quadrante X” é uma revista que aborda assuntos atuais. Traz em sua 11ª edição a temática política e a seguinte pergunta subentendida: “Como o dinheiro público está sendo gasto?”
Na mesa de autógrafos, Marcel Santos Jacques, diretor de publicação da revista em quadrinhos desde a terceira edição, conta que um trabalho conjunto sempre tem a interferência do outro, seja no texto ou nas imagens.
A revista que vem se profissionalizando há algumas edições, remodelou nesta edição o número de páginas. “O gosto de trabalhar com uma coisa que a gente admira desde a infância, o quadrinho, é mais que um hobby. É ter a possibilidade de continuar visitando um mundo paralelo”, conta Marcel.
Cemitérios de Candelária
A partir de uma pesquisa sobre a cidade de Candelária e com o intuito de escrever um romance histórico, Marli Marlene Hintz publicou “Cemitérios de Candelária e adjacências”. Formada em Letras e apaixonada por História, Marli identifica em sua obra listas de localizações dos cemitérios daquela cidade. Os dados coletados foram retirados de lápides de diversas famílias e, hoje, podem servir também de fonte de informação àqueles que não encontram registros e certidões de óbitos antigas em cartórios da região. O livro ainda é apresentado em duas línguas: português e alemão.
Milongueiro
“Milongueiro” é uma obra de criação coletiva dos autores Antônio Cândido de Azambuja Ribeiro, Athos Miralha da Cunha, Tânia Lopes e Vitor Biasoli. Segundo Antônio Cândido, a obra não é apenas uma simples coletânea de contos gaúchos. Cada um deles escreveu uma parte de cada conto dando continuidade a uma obra de ficção baseada em costumes gaúchos.
Os autores ainda convidaram os amigos da Associação dos Artistas Plásticos de Santa Maria para compor peças de arte inspiradas nos contos gaudérios de Milongueiro. A exposição “Milongeiro” faz parte da programação da Feira e está localizada no hall da Casa de Cultura até o dia 31 de maio.
Histórias da extensão rural
“Abrindo a Porteira – Uma Memória da Extensão Rural no Rio Grande do Sul”- este foi o livro que o engenheiro agrônomo Zacheu Canellas trouxe à Feira de Santa Maria.
Gaúcho e contador de histórias, há cerca de 40 anos Canellas trabalha com agricultores e retrata em sua obra as histórias políticas da Extensão Rural. Para prestigiar a sessão de autógrafos de seu pai, o jornalista Marcelo Canellas esteve presente no local antes do seu bate-papo com o público na sessão Livro Livre.
Vicente Pallotti – Artes e Letras
Também estavam presentes na sessão de autógrafos da Feira, os autores da obra Vicente Pallotti – Artes e Letras, o padre e professor Ângelo Lôndero e a professora Carmem Maria Andrade. Eles recolheram trechos da obra de Vicente Pallotti em várias partes do mundo e o resultado é um livro que reúne textos e fotos de peças artísticas ligadas, especialmente, à arte sacra.
Fotos: Fabiane Milani (Laboratório de Fotografia e Memória)