As estantes dos supermercados estão lotadas de ovos de chocolates de todos os tamanhos e jeitos a poucos dias da Páscoa. Tentações. Mas o consumo exagerado dessas delícias pode causar vários problemas. A nutricionista Miriam Delaveti alerta: “O chocolate é um alimento rico em gordura e açucares podendo levar a um aumento de peso que sabemos que desencadeia uma série de fatores que não são bons para a saúde”.
Para os “chocólatras” que não conseguem resistir nessa época do ano, vale saber que se for consumido na medida certa, o chocolate também traz alguns benefícios. “Estudos apontam que o chocolate tem algumas propriedades que auxiliariam como antioxidante, antienvelhecimento e poderia provocar sensação de bem-estar. Mas deve ser consumido apenas 25 gramas de chocolate diário, o que equivale a dois quadradinhos de uma barra”, argumenta a nutricionista Miriam, também coordenadora do curso de nutrição do Centro Universitário Franciscano.
É recomendável consumir chocolates amargos, os que possuem 70% de cacau e menos açucares. Já o chocolate branco é o que tem maior índice de açucares e gorduras sendo o mais prejudicial à saúde. Pessoas com problemas de diabetes devem optar pelos chocolates diet, mas por possuir muitos lipídios e gordura seu consumo também deve ser reduzido.