O 4º Festival Internacional de Balonismo acontece até o domingo, dia 20 de maio, no Joquey Clube de Santa Maria, e faz parte das comemorações dos 154 anos da cidade. Participam desta edição 20 equipes do Brasil, Argentina e Nova Zelândia, o que mobiliza cerca de 100 competidores.
O estudante de Relações Públicas Thomas Townsend, de 21 anos, esteve no festival para fotografar, como faz todos os anos. “É bonito ver os balões no céu de Santa Maria” conta Thomas.
O secretário de Infraestrutura e Serviços, Tubias Calil, um dos organizadores do evento, enfatizou a importância do festival que ajuda a divulgar a cidade e já entrou no circuito mundial de balonismo. Segundo ele, o festival aumenta a circulação de turistas e movimenta a economia local.
Nos dias 19 e 20, a competição, composta por diversas provas, ocorre durante a manhã e à tarde. A partir das 14 horas também acontecem outras atividades como mateada, shows de música e aeromodelismo. Durante a noite, os balonistas garantem o espetáculo com o “Night Glow”, evento no qual as chamas dos balões são acesas.
A entrada no festival é gratuita.