A campanha Doe Gotas de Esperança – Doe Sangue, organizada pelos cursos de Enfermagem e Turismo da UNIFRA, já está em atividade desde a primeira semana do mês, dia 08 . O objetivo é sensibilizar e captar novos doadores de sangue e medula óssea.
A campanha começou em 2011 no Hemocentro, com alunos do oitavo semestre do curso de enfermagem. Nesse ano, vários semestres estão participando junto com alunos do curso de Turismo, que se uniu ao projeto sendo uma agência de eventos. De acordo com Rogério Assis Brasil, professor do curso de Turismo, “esta é uma proposta muito interessante pela união diferenciada dos cursos”.
Segundo Carla Marzari, professora do curso de Enfermagem, a base da campanha no primeiro momento “ é sensibilizar, fazer com que as pessoas pensem na possibilidade de ser um provável doador. Não necessariamente ir lá doar, é criar uma necessidade, uma curiosidade. Apresentar uma nova forma de pensar”.
Além do alcance de voluntários, o projeto também pretende desmistificar a ideia de doação de sangue como algo doloroso . “Queremos criar uma nova imagem da doação de sangue, desmistificar tabus”, argumenta Carla. A meta principal da campanha é atingir o maior número de integrantes da comunidade UNIFRA (alunos, docentes, colaboradores e reitoria).
O período de divulgação é semestral, com micro eventos nos intervalos das aulas, e em outubro acontecerá a realização de um macro evento, que será um desfile temático.
Em relação ao logotipo criado para a campanha, Rogério Assis Brasil explica que usar várias cores além do vermelho para simbolizar o sangue representa “a união de várias coisas, um simbolismo sobre o universal. Esse casamento chama a atenção sobre a ideia: porque eu não doei? O quanto é importante doar, porque eu só me lembro de doar nas campanhas de rádio, tv ou quando algum dos meus amigos está enfermo e precisa de doação”. O professor ainda afirma que a logotipo da campanha será patenteada.
Para a doação de sangue:
– documento oficial com foto,
– estar saudável (sem resfriado ativo no momento);
– estar bem alimentado(a);
– não fazer uso de drogas;
– não ter consumido bebida alcoólica;
– ter dormido por pelo menos 6h;
– ter no mínimo 50kg;
– não ter contato com nenhuma situação de risco( drogas, sexo sem proteção);
– não ter feito tatuagem, percing e acupuntura no intervalo de um ano;
– não pode estar amamentado e nem estar grávida.
Voluntários da campanha desenvolveram um vídeo de conscientização sobre a doação de sangue:
Video Doe Gotas de Sangue – “Ai se eu te pico”
O Hemocentro fica na no bairro N S de Lourdes, na rua Alameda Santiago do Chile, 35.
Fone: (55) 3221-5262