O Vale da Lua foi nossa primeira visita ainda na tarde de nossa chegada ao Deserto de Atacama. Primeira visita; primeira surpresa; primeiro deslumbramento. Localizado na Cordilheira do Sal, a 13 km de San Pedro, o Vale é parte da Reserva dos Flamingos e já foi declarado Santuário da Natureza. Sua área, com formação de pedra, sal petrificado e areia, assemelha-se a solo lunar – daí, o nome – onde, durante milênios, inundações e ventos moldaram suas fantásticas esculturas. Entre as numerosas figuras, destacam-se as Três Marias, que a primeira foto nos mostra. Impressionante também as cavernas de sal e o vulcão Licancabur, que pode ser visto , de vários ângulos, ao longo desse passeio.
San Pedro de Atacama
A pequena San Pedro de Atacama, com pouco mais de 5 mil habitantes, é um oásis no meio do Atacama. San Pedro é o seu Patrono; Atacama, provém do idioma Cunza e significa Cabeceira do País. Localizada na II região de Chile, no deserto mais seco do mundo, compensou meus espirros , tosses e crises alérgicas, com a beleza de suas ruazinhas empoeiradas, com a encantadora arquitetura de suas casinhas de adobe e com a paz que transmite aos visitantes. Foi conquistada pelos Incas, em 1450, e, depois, pelos espanhóis, em 1540. Situada aos pés do Vulcão Lincancabur, pertencente a Cordilheira dos Andes, é também a capital arqueológica do Chile, pois , ao seu redor, encontram-se muitos sitios, como o de Quitor e o da Aldeia de Tulor. Seu pequeno centro está restrito a um retângulo de seis quarteirões, sendo a Caracoles sua rua principal, onde se encontram os principais restaurantes, lojas de artesanato e agências de viagem. A Praça das Armas é um dos atrativos da cidade e o lugar onde população local e turistas se encontram nos finais de tarde. Nela, está a Igreja, declarada , em 1951, Monumento Nacional. Feita com parede de adobe – palha e barro – e madeira de chañar e algarroba, tem o teto revestido com madeira de cactus.(segue)
Toconao – um presente no deserto
O pequeno povoado de Toconao não é uma visita obrigatória, todavia, se tiver tempo disponível, é interessante visitá – lo.Localiza-se , na direção sul, a 38 km de San Pedro de Atacama, município a que pertence. Está a 2.475 metros de altitude e próximo a Quebrada de Jerê , um cânion fértil, no deserto, com paredes de mais de 20 metros. De origem pré-hispânica, esse povoado tem uma população que não alcança a mil pessoas. Em Toconao, encontram-se lojinhas de artesanato, com algumas peças de bom gosto e boa qualidade. Encantei-me com um pequeno tapete bordado, em cores pasteis, com motivos andinos, e com uma acharpe, de cor natural, feita com lã muito especial. Quis comprá-los, mas aconteceu o inusitado. Como eu não tinha pesos chilenos suficientes, perguntei se podia pagar com dólares. Respondeu-me que sim; os dólares, porém, não podiam estar dobrados porque ficam com marcas no meio. Deviam estar deitados na carteira. Mostrei a cédula. Estava dobrada , é claro. A senhora não o aceitou, e eu fiquei sem minhas comprinhas. Aprendi a ter cuidado com o dinheiro. Qualquer probleminha é motivo para que não sejam aceitos. Demonstram muito medo de receberem dólares estragados. O povoado tem uma arquitetura bem interessante. A maior parte das casas é feita com pedra liparita local, uma pedra branca, não muito dura, extraída de uma mina que está a dois km do povoado. (segue)
Por Aldema Menine McKinney. Leia matérias completas no blog da autora.