Na tarde deste último dia da XVI Jornada Nacional da Educação aconteceu a conferência com a Prof. Dr. Maria Antônia Azevedo (UNESP Rio Claro). Falando sobre “Os Desafios da Docência e as Contribuições da Didática: Teorias, Metodologias e Práticas”, a conferencista contou, de forma descontraída, sobre as situações que já enfrentou como professora e afirmou que o professor precisa buscar entender e valorizar o aluno.
Maria Antônia ao falar da didática, disse que a “educação é uma relação com o outro, uma relação entre professor e aluno.” Segundo a professora, a didática é a área de conhecimento que contribui para a análise referente aos processos de formação de professores e que ela é um instrumento para práxis transformadora do docente que trabalha nos âmbitos que envolvem os processos de ensino e de aprendizagem. A conferencista afirma que quanto melhor a relação entre os professores e alunos, maior será a aprendizagem. Segundo ela, ser professor é um desafio muito grande e é preciso ter postura e autoridade: “autoridade na questão de saber o que faz, saber ensinar e transmitir o que sabe”, esclarece.
A professora afirmou também que o processo de ensino e aprendizagem se desenvolve por meio de três dimensões, humana, político-social e técnica. Ela também recomendou cautela nas atitudes dos futuros professores ao exigir algo dos alunos que os próprios professores não saibam. É preciso criar uma imagem, uma identidade do professor que se constrói com experiência.
A última conferência da Jornada é com a Profª. Dr. Nadja Mara Amilibia Hermann (PUC/RS) e acontece às 19h no Salão de Atos do prédio 1, Conjunto I, Rua dos Andradas 1614.