Segundo dia de competições no campeonato sulamericano de canoagem velocidade em Ciudad de Tigres, região metropolitana de Buenos Aires, na Argentina e o Brasil se destaca com medalha de ouro e de bronze. Os brasileiros Gilvan Ribeiro, Givago Ribeiro (Santa Maria), Edson Silva (Porto Alegre) e Roberto Maehler(Cascavel, PR) levaram ouro ao disputarem e vencerem a primeira prova do dia, o K4- 1000m. A Argentina ficou em segundo lugar.
Os irmãos Gilvan Ribeiro e Givago Ribeiro também conquistaram a medalha de bronze na segunda prova disputada pelos brasileiros – o K2 500m.
Amanhã, domingo, duas novas provas serão enfrentadas pelos brasileiros na final Sul-Americana de canoagem velocidade, do K2 200m, que está marcada para acontecer a partir das 9h55min. Os quatro canoístas vão disputar o K4 200m e os irmãos Ribeiro disputam também o K2 200m quando enfrentam novamente os argentinos, Miguel Correa e Ruben Rézola, considerada a dupla favorita para ficar com o primeiro lugar no Sul-Americano. Os argentinos são os 5º colocados na canoagem mundial.
Gilvan Ribeiro comentou as provas de hoje nas águas gelados do rio Tigre. Segundo ele, ” foram duas provas de superação. Primeiro porque não estamos em uma fase de treinamento intenso no Brasil e, segundo, porque a Argentina é o nosso principal adversário na América do Sul. Estamos satisfeitos por, ainda que em condições físicas desfavoráveis, conseguirmos superar um adversário muito de nível”.
Além do Brasil e da Argentina, estão competindo atletas daVenezuela, Uruguai, Chile e Paraguai.