HOJE QUARTA, 2 DE MAIO
Programação infantil
14h – Teatro na Tenda do Sesc
O Caixeiro Viajante, com Rony Almeida Pereira
Um caixeiro viajante de passagem pelos mais diversos e curiosos lugares. Porém cada momento é único em que ele conta as histórias em que aprendeu com os tantas pessoas com quem conheceu pois cada pessoa que passa por sua vida deixa um marca, uma lembrança que vai compondo um mosaico de histórias.

Opereta Pé de Pilão – Turma do Pé Quente – Porto Alegre
Cinco atores-músicos contam e cantam a história do menino que virou pato e de sua avó enfeitiçada que perde seu encanto, o de nunca envelhecer. O pato, na tentativa de reencontrar sua avó, enviando-lhe uma foto, é preso pelo cavalo-polícia, junto com o macaco retratista e o passarinho da máquina fotográfica. Uma aventura que envolve cobra, fada enfeitiçada, Nossa Senhora, meninas traquinas, professor Dom Galaor, e muitos feitiços até ele reencontrar a sua avó enfeitiçada. Em 2010, foi considerado um dos melhores projetos infantis do Brasil, pelo programa Rumos Cultural Itaú. Do Rio Grande do Sul foram dois projetos selecionados, Opereta Pé de Pilão e Pandorga da Lua.
Ficha Técnica:
Texto: Mário Quintana – Direção Geral: Claudio Levitan.
Elenco: Claudio Levitan, Luiz Ângelo Pizzonia, Guilherme Toledo, Clara Coelho,
Pamela Amaro, Adriana Fonseca e Melissa Arievo.
Música: Claudio Levitan, Nico Nicolaiewsky e Vitor Ramil – Cenário: Claudio Levitan.
Bonecos e Adereços: Florencia Beber, Maíra Coelho e Patrícia Preiss.
Figurinos: Margarida Rache, Maíra Coelho e Florencia Beber.
Criação de Luz: Ricki Soares.
Teatro na Tenda do Sesc
O Caixeiro Viajante (reapresentação)- 16h
LANÇAMENTOS
Lançamento Livro Infantil – 14h às 16h30mim
Coração Criança e Outros Poemas – Auri Antonio Sudati
17h às 19h
Livro Visita Domiciliar – Guia para uma Abordagem Complexa – 2ª edição Sarita Amaro
Mobilidade Humana e Dinâmicas Migratórias – Org. Maria Clara Mocelin – Vânia Beatriz Merlotti Herédia – Maria do Carmo Santos Gonçalves
Revistas em Quadrinhos (HQ) das escolas Municipais:
Educação Fiscal para cidadania organizado pela professora Mayde Bastos da EMEF Julio do Canto juntamente com turma do 4° ano.
Um trabalho para aula de educação Fiscal! organizado pela profª Beatriz Helena Bento Vissotto da EMEF Vicente Farencena
LIVRO LIVRE
19h30min (palco)
Bate-papo com Claudio Levitan
Arquiteto, com mestrado na Inglaterra. Suas atividades atuais são a música e a literatura infantil. Autor dos CDs “O Primeiro Disco”, “Minha Longa Milonga”, “Opereta Pé de Pilão”, “Projeto LP”, “Canções do Livro das Crianças Perdidas” e “Avulsas”. Ganhou vários prêmios, entre eles, Itaú Cultural e o reconhecimento da UNESCO com o seu trabalho “Minha Longa Milonga”, “pelo respeito à diversidade, à tolerância e ao diálogo cultural”. Escreveu os livro “O Porão Misterioso; “Pimenta do Reino em Pó”, “Porto Alegre no Livro das Crianças Perdidas”; “Tangos e Tragédias em Quadrinhos”, com desenhos de Edgar Vasques, L&PM. Participou de antologias de contos como “Caio de Amores”, “Nós, os gaúchos”, “Contos no Solar”, “101 que Contam”, “Brevíssimos” e “Histórias de Quinta”. Transformou em História em Quadrinhos o livro – poema “Pé de Pilão”, de Mario Quintana.
ATIVIDADES PARALELAS
28/04/12 – Sábado a 13/05/12 – Domingo
Exposição Coletiva Pedro Brum Santos – Patrono da Feira do Livro 2012 – Homenagem da Secretaria de Município da Cultura e MASM com obras inspiradas nas crônicas do livro “Nada Haver” – Santa Maria 2006
Artistas Plásticos Participantes: Carla Viera – Catiuscia Dotto – Cristiane Ziegler – Eliane Amoretti – Gustavo Feitas – Helena Macedo – Irene Mesquita – Ive Flores – Marcio Flores – Mariana Garcia – Roberto Chagas – Tais Carvalho
Local: Hall da Casa de Cultura de Santa Maria – Praça Saldanha Marinho
Fonte: Assessoria da Feira do Livro