Cheguei ao curso Comunicação Social – Jornalismo, da Unifra, por ter simpatia e gostar bastante de rádio, e televisão. Um pouco também por eliminação de outros cursos que agregavam em sua grade de ensino, cálculos, os mesmos que me incomodavam desde a época de colégio. Assim cheguei até o jornalismo, e creio que fiz a escolha certa.
Logo no primeiro semestre de faculdade, fui contratado por um jornal da Quarta Colônia, e posteriormente pela rádio, do mesmo proprietário do impresso. Era o meu primeiro emprego. A partir deste momento, pude ver, que assim como os outros colegas mencionaram em seus depoimentos, que o jornalismo era bem mais do que aprendíamos dentro da sala aula, ou seja, da teoria.
No jornal, eu e outro jornalista formado, mais um diagramador, fazíamos um jornal semanal referente a notícias dos sete municípios da região. Foi um tempo que conheci inúmeros lugares, pessoas, histórias de vidas. Além de tudo isto, cresci muito profissionalmente nos três anos e meio em que atuei nestes dois veículos de comunicação. Foi um tempo de errar, tirar dúvidas, acertar, já pensou se eu deixasse para fazer tudo isto depois de formado? Ganhei tempo e experiência. Não era fácil conciliar com a faculdade, mas no final deu tudo certo.
Era bacana chegar na sala de aula à noite e ver algum professor falar de tal situação que iria acontecer na nossa vida profissional, e eu já ter vivenciado isto – saber como era o negócio. Aliar a teoria com a prática me ajudou muito.
Enfim, nestes quatro anos e meio de Unifra, aprendi muito com todos os professores, pude também desfrutar da boa infraestrutura da instituição, como por exemplo, os estúdios de TV e Rádio.
Então deixo aqui meus parabéns a todos profissionais que fazem o curso de Jornalismo da Unifra acontecer, assim como para todos os alunos, a razão maior de o curso existir. Parabéns pelos 10 anos!
Raul Pujol, jornalista diplomado pela Unifra.