O trânsito é um problema que afeta cada vez mais as cidades. Santa Maria possui a sexta maior população do estado e a quantidade de veículos vem crescendo a cada mês.
Segundo o IBGE, ao todo são 135.771 veículos automotores registrados na cidade, sem contar os automóveis de outras cidades que circulam por aqui. Santa Maria nao possui uma infraestrutura que comporte esta demanda e, com isto, os problemas no trânsito são visíveis. Em determinados cruzamentos os motoristas precisam de cuidado redobrado para não causarem acidentes.
É o caso das esquinas entre as ruas Silva Jardim e Conde de Porto Alegre, onde não há faixa de segurança próxima às esquinas, e a delimitação da faixa amarela para estacionamento deixa de ser respeitada ou está apagada.
Diante disto, outro elemento pode contribuir para um acidente: os motoristas estacionam muito próximos às esquinas das duas ruas. Além de causar pequenos congestionamentos nos horários de pico, dificulta a visão dos motoristas que trafegam por ali. Também os pedestres são prejudicados, pois em determinados pontos a passagem fica isolada pelos carros.
O comerciante Angel Reza diz que a falta de sinalização e a imprudência dos motoristas são os
principais problemas que afetam o cruzamento. ” Há um ano e meio tenho comércio aqui, e já presenciei vários acidentes. A maioria deles por falta de atenção dos motoristas unida aos problemas de infraestrutura destas vias”, diz.Angel sugere que a rua Conde de Porto Alegre seja mão única a partir deste cruzamento, para que o trânsito possa fluir melhor.