Com direito a cupcakes, brigadeiros e “Parabéns a você”, foi aberta a cerimônia dos 10 anos do Jornalismo da Unifra na última sexta-feira, 15, no salão de Atos do conjunto III. A aula inaugural, ministrada pela jornalista Priscila Barreto, sobre Jornalismo Empreendedor, com um olhar sobre a profissão nos últimos 30 anos, foi um dos principais atividades da comemoração.
A solenidade contou com a presença do núcleo de professores do Curso, técnicos e alunos egressos, desde a primeira turma, em 2003, além dos atuais acadêmicos. Diversos professores foram homenageados pela sua trajetória e, também, ex-alunos, que se destacam no mercado como jornalistas em diferentes áreas pelo Estado e pelo país.
Também estavam presentes na celebração a Reitora Iraní Rupolo e a Pró-reitora de Graduação Vanilde Bisognin. Na sua fala, a irmã Irani se mostrou satisfeita com a qualidade dos jornalistas formados pela instituição. Segundo ela, a decisão de implantar o Curso de Jornalismo na Unifra transformou a vida de muitos jovens que puderam realizar seus sonhos de estudo e profissional. “O mundo ainda precisa de muitos bons comunicadores”, completou a reitora.
Na ocasião, também houve o lançamento de duas publicações do Curso de Jornalismo, a Revista Plural com o tema ARTE, e uma edição especial comemorativa pela data, o Jornal Abra. A coordenadora do Jornalismo Sione Gomes, aproveitou o momento para anunciar que o Curso de Jornalismo realizará o I Prêmio Universitário de Jornalismo no decorrer de 2013.
Por Tiéle Abreu