Por Natalia Apoitia, Jornalismo Unifra
O vestibular de inverno do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) conta com uma grande equipe de colaboradores. E para integrar o time, o trabalho da imprensa que acompanha os vestibulandos desde o início desta manhã, dia 02, é parte fundamental do processo.
Seja em frente à câmera, com o microfone na mão e o fone no ouvido ou registrando os momentos com seu tradicional bloquinho, o repórter interage com os candidatos, além de manter a comunidade informada. O pátio central do conjunto III, Silva Jardim 1175, foi o palco para as primeiras intervenções da manhã. “Acompanho o vestibular da UNIFRA há oito anos e sei da importância do momento para a cidade. A rádio busca interagir de maneira descontraída com o jovem nesse momento de nervosismo”, comenta o comunicador da Atlântida, Fabiano Oliveira.
Prática acadêmica faz parte da cobertura
Além dos veículos tradicionais de Santa Maria, outro grupo faz parte da equipe que fomenta a imprensa nesse momento. Os acadêmicos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da instituição aproveitam a cobertura para exercer seu aprendizado teórico.
Com orientação dos professores, os alunos dividem-se em diferentes equipes e atuam na manutenção das redes. A produção de textos, de fotos e a transmissão radiofônica contemplam a equipe da UNIFRA.
Para o professor de jornalismo Maicon Elias Kroth, o momento é de conhecimento agregado aos improvisos da cobertura ao vivo. “Essas práticas servem como treinamento para a futura profissão. É uma maneira de se qualificar”, afirma.
A imprensa estará presente nas instalações da UNIFRA até o final da prova, às 12 horas. Contudo, os profissionais da comunicação seguem acompanhando os desdobramentos do vestibular de inverno 2013.