Para melhorar a situação das escolas indígenas atendidas desde 2012 pela 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), foram entregues a elas, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), eletrodomésticos e utensílios de cozinha, que serão utilizados para a conservação e o preparo da alimentação escolar.
A entrega dos materiais foi realizada pela professora Ana Cristina de Oliveira, a diretora das escolas “Kaingang” e “Guarani”. A primeira, pertencente á comunidade “Kaingang” e se localiza no terreno próximo à Rodoviária de Santa Maria. Já a segunda, está situada no Distrito Industrial, em área destinada aos indígenas.
Entre os itens entregues às escolas indígenas de Santa Maria estão incluídos bens de consumo permanentes, como geladeiras, freezer, micro-ondas, panelas e armários de aço.
Cinco professores, sendo três bilíngües, são responsáveis pela educação de 47 alunos indígenas. Atualmente, a escola “Kaingang” está ofertando Educação de Jovens e Adultos (EJA), voltada para a Educação Indígena. Neste ano, está previsto também o início da primeira turma de EJA na escola Guarani.