A Casa de Cultura de Santa Maria está prestes a ser reformada. O projeto da reforma tem por objetivo transformar o prédio em um ponto de diversidade cultural, reunindo ali locais para exposição, apresentações teatrais e demais atividades artísticas. Esse é o projeto elaborado por meio da Associação dos Amigos da Casa de Cultura, a Cida Planejamento Cultural, a prefeitura e a Lahtu Sensu Administração Cultural.
Hoje na Casa de Cultura funcionam a Casa do Poeta, a Associação dos Artistas Plásticos, a Associação de Cegos e Deficientes Visuais, o Clube de Xadrez de Santa Maria, o Conselho Municipal de Cultura, a Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (Emaet) e a Associação de Quadrinhistas, formado por roteiristas e desenhistas de histórias em quadrinhos.
Os quadrinhistas, que anualmente lançam uma publicação na Feira do Livro, se reúnem na Casa de Cultura, onde realizam os seus trabalhos e desenvolvem projetos relacionados a desenhos e ilustrações. De acordo com Marcel Ibaldo, integrante do grupo, “uma melhor estrutura vai favorecer o desenvolvimento artístico no espaço da Casa, pois dessa forma, o local terá mais condições para ampliar as suas atividades”, declara o artista.
No momento a Casa possui 35 salas, porém algumas delas são usadas apenas como depósito, enquanto outras se encontram desocupadas. Em alguns dos espaços, o cheiro de mofo é forte e não há iluminação. A reforma vai mudar esse cenário ao otimizar esses espaços.