Um mix de cores fortes, estampas em couro, moletons glamourosos, jeans, florais e peças inspiradas em animal print – as estampas de animais que continuam a todo vapor desde o verão de 2013- são as tendências para o outono e inverno 2014. Estas e outras novidades estão estampadas nas vitrines.
Os tecidos em couro voltam com tudo e são explorados em calças justas e jaquetas sofisticadas. Clássico e democrático, o couro chega às vitrines rico em detalhes vazados e costuras aparentes. Além disso, as estampas chamadas de “etnia geométrica” ou simplesmente étnicas prometem fazer sucesso. Elas apresentam um mix de texturas e referências que lembram pinturas, esculturas e outras expressões de arte.
Santa Maria recebeu algumas das novidades do mundo fashion de braços abertos. As chamadas botas “cute out”, por exemplo, que foram criadas pela grife Balenciaga, em 2011, hoje se tornaram referência e são a inspiração para várias outras marcas que já redesenharam o modelo original das botinhas. A abertura com corte lateral deixa o pé a mostra e pode ser usa de uma forma bem ousada com meias coloridas.
– Elas são mais práticas e os coturnos estão bem em alta. Esse estilo é mais confortável e despojado, pois os canos curtos são bem pedidos, também, pelo fato de ser usado com short e vestido – diz Natália Krauze, gerente de uma loja de calçados.
Mas para apostar sem medo em uma peça que vai marcar o inverno, invista no xadrez tartan, predominantemente vermelha e preto, que traz consigo referências dos trajes escoceses. A padronagem volta com tudo na inspiração punk grunge. O grunge, também é conhecido como Seattle Sound tem origem musical no indie rock, hardcore punk e heavy metal.
– A moda está muito ligada à situação econômica dos países. O grunge, por exemplo, que é o estilo punk do anos 90, significa a sujeira. A época foi marcada pelas calças rasgadas com muita camisa xadrez, inclusive amarrada na cintura. Por isso ele volta forte agora, como uma questão de crise também, mas ressurge no xadrez de uma forma mais chic, em vestidos, casacos. Um ar de modernidade ao looks dos anos 90. – afirma Michelli Torrico, consultora de moda e adepta do estilo.
Com o ar de leveza e descontração proposto, as franjas voltam com força total marcando presença entre as propostas da estação. O estilo folk chic sempre estive presentes em diversas épocas, surgiu nos anos 20 e mais tarde ressurgiu nas décadas de 1960 e 70, sendo muito usadas por hippies. Agora a franja voltou repaginada mais atual, urbana e minimalista.
Por Laura Gross
para a disciplina de Jornalismo de Moda