Experiências acadêmicas condizentes e semelhantes com as atividades profissionais na área do jornalismo é o que os professores do curso de jornalismo do Centro Universitário Franciscano proporcionam aos acadêmicos durante o vestibular.
As atividades envolvidas na cobertura do vestibular de inverno são de rádio jornalismo, telejornalismo, orientados pela professora Áurea Fonseca, os professores Gilson Piber e Maicon Kroth e pelo jornalista José Quintana Junior, integrando a Rádio Web UNIFRA e a TV UNIFRA respectivamente. Ao mesmo tempo, as equipes do Laboratório de Fotografia e Memória e da Agência Central Sul de Notícias, orientados pelas professoras Laura Fabrício e Rosana Zucolo, atuam na cobertura do vestibular da instituição.
Ao todo são 25 alunos e professores envolvidos nessa cobertura do vestibular(1º) e na divulgação do listão sexta-feria(4).
Segundo a professora Áurea, os alunos são convocados para transmissões ao vivo que só vem a agregar na sua vida acadêmica e profissional, pois eles colocam a teoria em prática. Para o professor e jornalista Gilson Piber, um dos responsável pela Rádio Web Unifra em conjunto com o professor Maicon Elias Kroth e da própria professora Áurea, “é uma iniciativa válida e quando o aluno sai da teoria e vivencia a prática[ …] São três horas de duração de evento , um evento máximo pra universidade e um exercício significativo na formação do aluno como profissional”. Piber também ressalta a importância da convivência e da troca de experiências dos demais profissionais do mercado com os alunos da instituição.
O responsável pela TV UNIFRA, José Quintana Junior, destaca a importância do aluno se envolver na cobertura de eventos como o vestibular. “A TV participa já há seis anos, cobrir um evento desta magnitude é de crucial importância para o acadêmico, pois são em eventos como esse que o aluno passa a vivenciar atividades da rotina do jornalista, e perde o medo de links ao vivo, de entrevistar personalidade com a própria reitora e a convivência com os demais colegas do meio. Ou seja, ele se molda conforme as exigências do mercado de trabalho”, salienta Quintana.
Para a professora Laura Fabrício é a oportunidade do aluno sentir a importância da fotografia para a informação, além da experiência que a cobertura de um vestibular proporciona no exercício do jornalismo.
Para a acadêmia de sexto semestre de jornalismo e voluntária na cobertura do vestibular deste ano pela Rádio Web UNIFRA, Danielle Carvalho, 22 anos, ” muito importante as atividades práticas que o curso oferece. É uma experiência única pois são eventos como esse que você consegue ter noção da exigência do mercado de trabalho, além de ter a chance de vivenciar a profissão. Danielle ressalta que já participou da cobertura da feira do livro desse ano e da FEISMA de 2012.
Por Lorenzo Franchi Rodrigues, acadêmico de Jornalismo.