Descontração e mostra de produções de imagens foram os destaques da última oficina de jornalismo da tarde, 28, do 12ª Fórum de Comunicação. A apresentação de fotojornalismo foi conduzida pelo fotógrafo Luiz Eduardo Robinson Achutti.
Robinson contou porções de curiosidades, entre elas que gostava de fotografar o mundo socialista. Passou por Cuba obtendo pesquisas durante 15 dias. Conheceu a Alemanha comunista e percorreu por Berlim, onde terminou sua busca e voltou a dar aula. “Não existia fotoshop naquela época, então, os responsáveis pelas artes nos jornais usavam outras formas de arrumar as imagens. Eram colagens e junções de duas fotos para formar uma, pois, dependendo do lugar e do ângulo, a lente da câmera não daria conta de mostrar o que se passava”, recorda Achutti ao mostrar suas fotos em jornais.
Os alunos do Centro Universitário Franciscano acompanharam as fotos produzidas em quilombos do Rio Grande do Sul e dos países que o fotógrafo conheceu. “Sempre procuro buscar as cores e luzes para sair do comum”, coloca Achutti ao explicar sobre as suas produções.
No dia 4 de setembro, quinta-feira, o livro ‘Guaíba’, elaborado por Achutti, estará na exposição da URGS em Porto Alegre. O livro mostra uma série de fotos do rio Guaíba em vários ângulos.