O curso de Enfermagem do Centro Universitário Franciscano completa 60 anos nesse mês de março e a instituição celebra a história que começou em 1955. Nesta terça, durante a aula inaugural do curso, foram homenageados professores e estudantes. O evento aconteceu na sala de multimídia do prédio 16, do conjunto III, onde foram exibidos vídeos sobre a rotina do curso, num resgate de memória que emocionou docentes, formandos e calouros. Para a professora Cláudia Zamberlan, o diferencial do curso de enfermagem da instituição é a sua própria história. “A enfermagem é uma profissão que tem várias áreas de atuação. Desta forma, dificilmente o enfermeiro ficará sem campo de trabalho”, explica.
Também foram apresentadas as turmas de residência Obstétrica e Urgência Emergência Trauma, e as quatro novas intercambistas da instituição que vieram da Alemanha com o intuito de conhecer de forma mais aprofundada o SUS, Sistema Único de Saúde, no Brasil. Elas ficam no Brasil por três meses.
Dentro das atividades relacionadas à comemoração dos 60 anos da Enfermagem estão incluídos o lançamento de um livro que conta a história do curso e traz os depoimentos de enfermeiros egressos, a 4ª Jornada Internacional da Enfermagem e o 2º Seminário em Saúde Materno Infantil com o tema Tecnologias e Inovação no Cuidado em Saúde, em maio deste ano.
A Jornada conta com oficinas e conferências ministradas por professoras do Paraná, da Colômbia, dos Estados Unidos entre outras procedências. Ela também auxilia a construção e discussão acadêmica em torno do tema principal deste ano – Tecnologias e inovação no cuidado em saúde. “Algumas atividades desenvolvem-se desde o ano passado como por exemplo a aula inaugural, ressaltando que em 2015 seria festejado os 60 anos do curso. Sem contar que em sala de aula reafirmamos essa tradição, esse reconhecimento nacional e internacional que o curso conquistou”, afirma a professora Cláudia Dias.