Domingo, em Santa Maria, foi dia de sair de casa e ir até o Parque Itaimbé aproveitar a Vila Gastronômica. A primeira edição do evento foi sucesso em número de pessoas, mesmo com a chuva que também esteve presente. Apesar das grandes filas e a grama molhada, o público que queria experimentar os diversos pratos que estavam sendo ofertados não se acanhou.
Para Fermentado’s Bakery, confeitaria de Santa Maria, a Vila Gastronômica foi uma excelente experiência. Segundo Rodrigo Scherer, proprietário e padeiro da Fermentado’s, foram vendidas 400 porções, 100 a mais do que o combinado pela organização do evento, em menos de uma hora. “O evento estava lindo, mesmo com o tempo um pouco nublado. As pessoas foram até o parque Itaimbé e fizeram vilas em praticamente todas as bancas. Para nós da Fermentado’s foi excelente a experiência. Teve uma real aproximação de quem elabora os produtos na cozinha e mete a mão na massa com os clientes. Essa aproximação foi um dos pontos fortes do evento; ver os clientes provarem na tua frente o produto e fazer uma cara de quem gostou muito é algo inestimável”, relata Rodrigo Scherer.
A estudante Andressa Wendland achou a ideia muito boa para integrar as pessoas, contudo, esperava que fossa mais organizado. Gelison Orsonlin, acadêmico de Administração, e a publicitária Ana Claúdia Fernandes disseram esperar que fosse visualmente mais bonito.
“A cidade precisa de mais eventos de culinária que tornem acessível a culinária que geralmente é mais cara”, comentou Orsolin. Ana Claúdia achou o espaço pequeno pois causou aglomeração de pessoas. “Poderiam escolher um espaço mais amplo”, disse a publicitária. Para Priscila Giacomini eventos assim são válidos na cidade para que valorizem a culinária em Santa Maria. Porém, achou desorganizado, pois não conseguia ver o que qual banca vendia.