Camisetas, calças, vestidos, sapatos… Você nem imagina o que está por trás do processo de criação destes acessórios. Para isso, o curso Superior de Tecnologia em Design de Moda da Unifra recebeu os pré-vestibulandos para uma visitação nos laboratórios de criação, durante a 6° Mostra de Profissões da Unifra, nesta quarta-feira.
Um dos cursos mais novos do Centro Universitário Franciscano, atraiu visitantes, que puderam visitar a Teciteca, onde ficam expostos os trabalhos produzidos pelos alunos, e também o laboratório de Costura e Modelagem, onde são criadas as peças.
Para informar e desmistificar mitos relacionados a profissão, a professora Morgana Machado, comenta que existe uma confusão entre fazer moda e estar na moda. “Muitos estilistas dizem que para ser um design de moda é preciso gostar de vestir pessoas, trabalhar a autoestima delas”, conta.
A moda para fazer a diferença
“O aluno tem que sonhar” é o que diz Antoninha Pedroso, professora do curso. Ela comenta que a novidade da profissão em Santa Maria atrai estudantes curiosos e que buscam empreender.
Segundo Maria da Graça Portela, coordenadora do curso, a moda tem um caráter de transformação. “O processo de criação dos alunos é baseado em alguma temática, onde se cria um conceito para denunciar questões sociais”, comenta.
Processo que tem sido utilizado nas peças criadas pelos alunos. É o exemplo da acadêmica do último semestre, Natália Nogueira, 18 anos, que trabalha em uma coleção de roupas voltada a deficientes visuais. “Quero englobar essa minoria ao mundo da moda”, conta.
Quer visitar?
Na quinta-feira (28), as visitas guiadas aos laboratórios dos cursos de graduação continuam. Mediante o credenciamento.
Horários: 14h, 15h30, 17h e 17h30.
Por Renata Teixeira, acadêmica do curso de Jornalismo.