
O 8º Interfaces no Fazer Psicológico teve início na tarde desta quarta-feira, 24, com a conferência ‘’Atravessar Desertos’’ do professor e psicanalista Edson Luiz André de Souza. O conferencista atua junto ao programa de pós-graduação em Psicanálise – Clínica e Cultura e de pós-graduação em Psicologia Social da UFRGS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul , onde coordena, com Maria Cristina Poli, o LAPPAP – Laboratório de Pesquisa em Psicanálise, Arte e Política, e desenvolve trabalhos em torno da articulação psicanálise e arte e pesquisa o tema das utopias. Com um vasto trabalho em rede no Brasil e no Exterior é, também, analista-membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre.
A sala de conferências do prédio 17, no 10º andar do conjunto III do Centro Universitário Franciscano, contou com a presença de cerca de 100 estudantes. O público assistiu à apresentação do professor Edson Luiz que utilizou de vídeos e imagens artísticas sobre as formas de expressão que alguns artistas escolheram para recortar situações diversas, evidenciando a representação das subjetividades. “Podemos pegar como metáfora essa questão da duplicação da imagem. Isso diz muito da nossa subjetividade. Será que a violência não é justamente quando nos cortam isso?”, provoca o palestrante.
O 8º Interfaces no Fazer Psicológico tem como foco a temática da violência na contemporaneidade e acontece até sexta, 26.
Ainda hoje:
17h às 19h30min – Psicocine 3: Relatos Selvagens
Debatedores: Prof. Félix Guazina e Acadêmica Tainara Moraes
19h30min às 20h – Intervalo
20h às 22h – Conferência: Trânsito e comportamento: suas implicações na contemporaneidade
Conferencista: Psic. Aurinez Rospide Schimitz
Coordenação: Prof. Felipe Schroeder de Oliveira
Local: Sala de Conferências, 10º andar, Prédio 17, Conjunto III.
Confira a programação completa do evento, aqui.