Muitas pessoas não sabem ou até mesmo nunca ouviram falar em escalada esportiva. Talvez nem imaginam que em Santa Maria existem escaladores e lugares para praticar este esporte. Daqui a exatos quatro anos, nas Olímpiadas de Tóquio, no Japão, em 2020, o Comitê Olímpico Internacional (COI), contará com cinco novos esportes: escalada esportiva, skate, karatê, beisebol/softbol e surf. O COI confirmou por unanimidade a decisão tomada por seu comitê executivo, em junho deste ano, aprovando estes esportes, que devem representar aumento de apoio local para os Jogos no Japão.
A boa impressão e o espírito esportivo que as Olímpiadas do Rio 2016 deixaram marcados na maioria da população brasileira são bons motivos para conhecer e praticar um novo esporte. No caso de Santa Maria, a escalada um esporte considerado radical e de puro contato com a natureza, a cidade conta com muitos praticantes e tem muito a oferecer. Para quem quiser conhecer a nova modalidade olímpica, os santa-marienses contam com a Associação Santamariense de Escalada (ASE). É o primeiro contato para as pessoas que tiverem curiosidade de praticar um novo esporte.
A entidade representa o esporte e o escalador em Santa Maria e é a responsável pela conservação, manutenção e conscientização ambiental do setor de escalada, que fica no Parque do Morro, no bairro Campestre do Menino Deus. Santa Maria também oferece um local de escalada indoor – paredes de escalada artificiais em ambiente fechado – no Centro Esportivo Pigatto, na rua Duque de Caxias.
Para que quiser conhecer um pouco mais sobre a escala esportiva e o local onde é praticada na cidade, o Diário de Santa Maria publica uma serie de reportagens sobre esportes de aventura chamado de “Diário de Aventuras”. Uma das matérias trata da escalada em Santa Maria.
Redação: Germano Rorato Neto
Edição: professor Maurício Dias (Jornalismo Digital I)