“Quando eu passei a linha de chegada foi como se um ciclo de 15 anos se encerrasse naquele instante”. É desta forma que o atleta de canoagem e ex-aluno de jornalismo do Centro Universitário Franciscano, Gilvan Ribeiro, descreveu a sensação de se classificar para as olimpíadas deste ano. O Fragmento foi retirado de uma carta que Ribeiro fez para Santa Maria, sua cidade natal. A carta foi publicada em uma rede social e repercutiu em vários meios de comunicação. Um dos motivos disto ter ocorrido, foi a descrição que o atleta fez sobre o longo caminho que percorreu desde 2001 até o momento da classificação.
Porém, é preciso lembrar que Ribeiro já havia tentado a classificação em outras duas oportunidade, sendo que em 2012 escapou por décimos de segundos. Mas no dia 21 do mês que passou, o atleta pode dizer que ” o garoto do bairro Campestre chegou na lua a bordo do seu caiaque. Junto com ele, a sua filha Clara e a família Ribeiro. Junto com ele, uma cidade inteira de pessoas batalhadoras que merecem sorrir. Junto com ele, a certeza de que todos podem sonhar alto. Basta ter dedicação plena e colocar amor naquilo que você faz que os resultados virão. Elevo minha gratidão a todos que nunca deixaram de acreditar. Santa Maria vai para a Olimpíada!”
E como forma de agradecimento, a veradora Deili Granvile Silva, por meio da Câmara de Vereadores de Santa Maria, conduz amanhã (02), às 15h30min, um Expediente Nobre para homenagear o canoísta olímpico.