O conhecido ditado ” a união faz a força” completa o discurso da Reitora do Centro Universitário Franciscano, Iraní Rupolo. Em entrevista para a coletiva de imprensa formada no pátio do conjunto III da Unifra, a Reitora responde às mais diversas questões dos jornalistas. Ela afirma que, quando se diz que a Unifra está mais organizada não é a Reitora sozinha, é a Reitora junto, é ela e todo o corpo docente, o discente, e os funcionários técnico-administrativos que trabalham em conjunto. “A cada ano, surgem novas ideias e juntos vamos fortalecendo, visibilizando e acreditando que podemos fazer melhor”, destaca a Reitora Iraní.
O vestibular verão da Unifra é referência em toda Região Sul do Brasil, mas também tem grande impacto em estados como São Paulo, Minas Gerais e também Mato Grosso do Sul. Nesta edição, dos 26 estados que compõem nosso País, 18 tiveram representantes entre os candidatos, além de alunos que vieram de Brasilia-DF para prestar o vestibular. Segundo informações da Reitoria, no vestibular de inverno, em Julho de 2016, entre todas as regiões do País, apenas estudantes de três estados não se fizeram presentes – Paraíba, Acre e Alagoas.
Devido ao alto índice de candidatos inscritos das mais diversas partes do Brasil, a Reitora explica a razão da mudança de horário da aplicação da prova, que passou do turno da manhã para o período da tarde. Esta alteração ocorreu por solicitação dos participantes, já que a realização da prova no horário da tarde facilitaria os deslocamentos dos vestibulandos de outras regiões. Ela diz que é preciso ouvir e acolher as sugestões, para favorecer os estudantes.
Conforme a reitora Iraní Rupulo, a transformação do Centro Universitário Franciscano em Universidade é reconhecida como um processo natural, que possivelmente será finalizado no ano de 2017, no Ministério da Educação. Assim, a Unifra, a cidade e toda região terão uma ótima notícia. ” Uma universidade não é sozinha, ela se faz com a comunidade, com a sociedade, a cidade precisa se preparar para receber a Unifra como Universidade. A conquista do status de Universidade será um novo tempo de desafios”, afirma.
“Em Santa Maria foi construído um perfil de conhecimento, de universidades, de estudantes. Aqui é uma cidade muito boa para se viver, o custo de vida não é tão alto e a nossa Instituição oferece ótimas condições aos estudantes. Fica o desejo de que concluam os estudos e permaneçam na cidade”, finaliza a professora reitora Iraní.